PETIÇÃO PELA REQUALIFICAÇÃO DA ESCOLA 2+3 do ALTO DO LUMIAR

Para: Exma. Senhora Presidente da Assembleia da República Exmo. Senhor Ministro da Educação e Ciência

O Grupo Comunitário da Alta de Lisboa (GCAL) é um grupo de carácter informal que reúne diversas instituições, públicas e privadas, entre as quais a Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas do Alto do Lumiar. Desenvolve trabalho social na zona da Alta de Lisboa, abrangendo as freguesias do Lumiar e Santa Clara.

Nos últimos tempos, a deterioração progressiva do parque escolar da Escola 2+3 do Alto do Lumiar tem criado muita apreensão em toda a comunidade (pais, crianças, professores, funcionários, moradores e instituições locais), dado que as condições de funcionamento das aulas não garantem a segurança mínima exigida num estabelecimento de ensino. As crianças que frequentam a ESCOLA 2+3 do ALTO DO LUMIAR enfrentam todos os dias situações que, além de perigosas, não dignificam a comunidade nem a sociedade em geral.

Eis aqui alguns exemplos das situações que carecem de rápida intervenção:
a) janelas partidas e telhados danificados, chovendo dentro das salas de aula;
b) pavimento com tacos de madeira soltos;
c) quadros de “ardósia" encostados à parede por falta de parafusos, constituindo um perigo para os utentes;
d) sistema elétrico inteiramente degradado (fios descarnados, candeeiros suspensos pelos fios, infiltrações no sistema), representando um elevado perigo para as crianças e jovens que frequentam a Escola;

Salienta-se ainda a inexistência de um espaço fechado para a prática desportiva (ginásio ou pavilhão) o que obriga os alunos a frequentarem aulas em recinto aberto, quaisquer que sejam as condições meteorológicas. Também a impossibilidade de abertura da Unidade de Multideficiência (sala UAM) de 2ºCiclo obriga a que os alunos com deficiência tenham de deslocar-se para a na EB1/JI Padre José Manuel Rocha e Melo (ex.EB1 nº34), em função das condições de acessibilidade.

Tudo isto consubstancia um cenário de grande preocupação, que nega às crianças e jovens as condições de aprendizagem e formação a que têm direito numa sociedade democrática e que lhes devem ser garantidas pela escola pública, nos termos da Constituição da República.

Assim, os subscritores solicitam a V. Exas. que a ESCOLA 2+3 do ALTO DO LUMIAR, seja objeto de uma intervenção, com a maior urgência, a fim de que os alunos e restantes intervenientes tenham condições para aprenderem, ensinarem e prestarem os serviços necessários, segundo a função de cada um.

GCAL – Grupo Comunitário da Alta de Lisboa - http://grupocomunitarioalta.wordpress.com/quem-somos/

PETIÇÃO PELA REQUALIFICAÇÃO DA ESCOLA 2+3 do ALTO DO LUMIAR, para Exma. Senhora Presidente da Assembleia da República Exmo. Senhor Ministro da Educação e Ciência foi criada por: Associação de Pais e Enc. Educação do Agrupamento de Escolas do Alto do Lumiar.
Esta petição foi criada em 15 abril 2014