Filme do Soldado Milhões

Para: Cineastas Portugueses

Pedimos um Filme sobre o Soldado Milhões
Exm.ºs Sr.s Cineastas e Profissionais da indústria cinematográfica,

Uma das potencialidades do Cinema é dar a conhecer o exemplo dos Heróis que nos precederam para podermos nós mesmos aprender com eles. A história do "Soldado Milhões" é um desses exemplos.

Aníbal Milhais nasceu em Valongo, no município de Murça, distrito de Vila Real, Portugal, em 9 de Julho de 1895. Agricultor analfabeto, foi integrado na 2ª Divisão do Corpo Expedicionário Português aquando da I Guerra Mundial. No dia 9 de Abril de 1918, que ficaria para a História por nele se terem perdido mais de 7000 vidas portuguesas - a Batalha de La Lys -, o soldado Milhais viu-se sozinho na sua trincheira, apenas munido da sua menina, uma metralhadora Lewis, conhecida entre os Lusos como "a Luísa". Confortado com a aparição que a Santa da sua terra lhe fizera em sonhos na véspera da batalha, enfrentou sozinho as colunas alemãs que se atravessaram no seu caminho, a ponto dos inimigos julgarem que combatiam contra várias unidades fortificadas, e possibilitando deste modo a retirada de vários soldados portugueses e aliados para as posições defensivas da retaguarda. Vagueando pelas trincheiras e campos, ora de ninguém ora ocupados pelos alemães, o Soldado Milhões continuou ainda a fazer fogo esporádico, para o qual se valeu de cunhetes de balas que foi encontrando pelo caminho. Quatro dias depois do início da batalha, encontrou um médico escocês, salvando-o de morrer afogado num pântano. Foi este médico, para sempre agradecido, que deu conta ao exército aliado dos feitos do soldado transmontano. Milhais salvou também uma criança belga, que carregou ao colo, juntamente com a sua metralhadora. Regressando a um acampamento português, o comandante Ferreira do Amaral saudou-o, dizendo o que ficaria para a História de Portugal: "Tu és o Milhais, mas vales Milhões!"

Aníbal Milhais foi condecorado com a Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito, no próprio campo de batalha, perante milhares de soldados nacionais e estrangeiros. Mas o agradecimento que o País lhe prestou ficou-se por aí. Sempre humilde, e sem fazer alarido dos seus feitos destemidos, Milhais voltou para Trás-Os-Montes, onde procurou viver tranquilamente, e casou com Teresa de Jesus, da qual teve nove filhos. Porém, as adversas condições de vida na sua terra natal fizeram-no emigrar para o Brasil, onde a comunidade portuguesa se recusou a ver um herói condecorado passar por mais dificuldades, e reuniu condições para o seu regresso a Portugal.

Quereis melhor história do que esta? Porque somos obrigados a ver os filmes dos outros, sobre "O Resgate do Menino da Mamã", ou "Os Homens que Foram Salvar Pinturas quando Havia Vidas para Salvar"? E porque é que, a nível nacional, só nos dão lixo televisivo, telenovelas e riáliti xôs? Nós merecemos melhor!

Por isso, vimos por este meio pedir-vos uma Obra Prima. Nós pagamos o bilhete!

Esta petição foi criada em 13 abril 2014