Pela Demissão Imediata de Isabel Jonet
Para: Banco Alimentar Contra a Fome
Ex.mos Senhores do Banco Alimentar Contra a Fome;
As declarações públicas de Isabel Jonet já ultrapassaram o socialmente aceitável desde 2012. O reforço destas ideias preconceituosas e desrespeitosas para com os pobres e desempregados, é algo gravíssimo quando se trata da presidente do Banco Alimentar Contra a Fome, instituição que tem como principal propósito minorar os danos provocados por situações involuntárias de miséria.
Seguem alguns excertos das declarações de Isabel Jonet à SIC Notícias:
"Em Portugal não temos miséria (…) vamos ter que empobrecer muito, mas sobretudo vamos ter de reaprender a viver mais pobres (…) vivíamos muito acima daquilo que eram as nossas possibilidade (…) há uma necessidade permanente de consumo e de bens para uma satisfação das pessoas e que conduz à felicidade que não é real (…) em Portugal não temos miséria."
"Isabel Jonet acusa agora os desempregados de passarem o tempo nas redes sociais como o Facebook. Diz que deveriam praticar voluntariado porque aumenta a possibilidade de encontrar trabalho."
Consideramos os abaixo-assinados, que alguém com um cargo desta envergadura que profere este tipo de afirmações está completamente alheado da situação do país, e demonstra uma profunda falta de respeito para com os pobres e os desempregados, os elos mais frágeis da sociedade. O facto deste tipo de afirmações ter sido repetido demonstra a falta de consciência cívica, e um grau de impunidade que deve ser imediatamente travado.
Como tal, solicitamos a demissão imediata de Isabel Jonet da presidência do Banco Alimentar Contra a Fome.