Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Abolição das Garraiadas Académicas do IPB

Para: Estudantes do IPB e Comunidade geral

Pelo segundo ano consecutivo, recriamos este movimento, tendo o anterior sido ignorado pela presidência do nosso instituto assim como pela associação académica. Como alunos e seres humanos continuamos a dar luta para terminar com estes actos de cobardia de vez.
A garraiada académica é apresentada como um evento tauromáquico de convívio, gargalhadas e representação de coragem. Reunindo os estudantes da república portuguesa, ora na praça, ora na arena improvisada onde perseguem, agarram e atormentam um garraio (pequeno touro jovem) indefeso, com os cornos serrados, para divertimento dos que assistem.
Da violência inerente à garraiada resultam frequentemente lesões, fraturas e/ou crises de ansiedade que podem levar o garraio à morte.
Esconde-se por detrás do divertimento e das cervejas frescas, o abuso, e esquecem-se os fundamentos éticos em que o Instituto assenta, que ironicamente tem cursos que lidam com animais com o propósito de lhes fazer o bem.

Nos termos da Lei n.º 92/95 da Protecção dos animais, a Assembleia da República decreta, nos termos dos artigos 164.º, alínea d), e 169.º, n.º 3, da Constituição, o seguinte:
“1 - São proibidas todas as violências injustificadas contra animais, considerando-se como tais os actos consistentes, sem necessidade, se infligir a morte, o sofrimento cruel e prolongado ou graves lesões a um animal.
3 - São também proibidos os actos consistentes em:
e) Utilizar animais para fins didácticos, de treino, filmagens, exibições, publicidade ou actividades semelhantes, na medida em que daí resultem para eles dor ou sofrimentos consideráveis, salvo experiência científica de comprovada necessidade;”

Este movimento reivindica um ambiente académico anti violência contra todos os seres vivos. Procurando promover ao mesmo tempo o real ambiente académico de conhecimento, aprendizagem, cultura progresso e, acima de tudo, de civilidade.
É com esperança de se encontrar uma alternativa que vá ao encontro de valores morais e éticos lecionados no Instituto Politécnico de Bragança que os/as subscritores/as desta petição apelam ao Ex.mo Senhor Presidente do IPB e Ex.mos membros da Associação Académica do IPB para que se acabe com a prática cruel da garraiada e que se incite o pensamento crítico e o respeito pelos animais. Propondo também aos estudantes e demais pessoas para que não colaborem com a manutenção de tão vergonhoso “divertimento”e espetáculo de violência medieval.
  1. Actualização #1 Encerramento

    Criado em 24 de abril de 2014

    Data de entrega das assinaturas ao presidente do Instituto Politécnico de Bragança




Qual a sua opinião?

Esta petição foi criada em 31 março 2014
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
458 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.