Petição pela classificação da casa-oficina do grande escultor António Soares dos Reis a Monumento de Interesse Nacional
Para: Direcção Geral do Património Cultural e Direcção Regional de Cultura do Norte
António Soares dos Reis (1847-1889) foi um dos mais geniais escultores do seu tempo e dos mais grandiosos de Portugal. Já na época em que viveu recebeu mais elogios dos colegas e professores estrageiros do que dos seus conterrâneos. Mercier, escultor francês seu contemporâneo, o dissera em Paris: "Il est le plus grand de nous". Por ignorância ou por inveja nunca recebeu em vida o devido valor como artista.
Infelizmente esta foi uma situação que pouco ou nada mudou, o que se pode ver pela casa que lhe pertenceu e que continua ao abandono em cada vez maior estado de degradação. Esta casa, projectada por José Geraldo Sardinha a partir de um esboço desenhado por António Soares dos Reis foi o local onde o artista viveu, trabalhou, deu aulas e se suicidou.
Poucos livros, por mais completos que sejam podem contar tão bem os últimos anos da vida do artista como esta casa. Foram várias as propostas que ao longo dos anos foram sendo apresentadas para a recuperação e reabilitação deste espaço de forma a torna-lo um local de homenagem ao grande Mestre Soares dos Reis. Por alguma razão, que nos escapa, esses projectos nunca se concretizaram e a casa foi sendo esquecida até chegar ao estado de degradação em que hoje se encontra.
Agora que a proposta de Classificação do imóvel que foi casa oficina de António Soares dos Reis, sita na Rua Luís de Camões nº 207, Vila Nova de Gaia, foi apresentada à Direcção Regional de Cultura do Norte, dirigimo-nos à Direcção Geral do Património Cultural solicitando que esta seja classificada como Monumento de Interesse Nacional para que a partir deste estatuto lhe seja reconhecido o inestimável valor histórico e memorativo que detém e desta forma tornar possível a sua futura recuperação enquanto imóvel e reabilitação enquanto marco da nossa história.