ACABAR COM A ARTE XÁVEGA É CRIME! NÃO VAMOS PERMITIR!
Para: Ex. mo Senhor Presidente da República; Ex. mo Senhor Presidente da Assembleia da República; Ex. mo Senhor Primeiro Ministro; Grupos Parlamentares
ACABAR COM A ARTE XÁVEGA É CRIME! NÃO VAMOS PERMITIR!
A Arte Xávega é uma pesca artesanal feita com rede de cerco e o seu equipamento é composto dum longo cabo com flutuadores, tendo na sua metade de comprimento um saco de rede em forma cónica (xalavar). Antigamente a recolha era feita com a ajuda de juntas de bois e força braçal, atualmente por tração mecânica, dois tratores.
O xalavar é colocado no mar, longe da costa por uma embarcação, que vai desenrolando a metade do cabo, ficando uma das pontas do mesmo amarrada a um dos dois tratores intervenientes. Os pescadores efetuam o cerco aos cardumes de peixe em alto mar e retornam à praia desenrolando a outra metade do cabo para a sua extremidade ser enrolada ao segundo trator.
A xávega termina com a chegada a terra e abertura do xalavar (saco de rede de forma cónica) que contém a pescaria.
Este tipo de pesca ainda é praticado em várias praias ao longo da costa portuguesa, persistindo em algumas, como a Praia de Mira, Praia do Pedrógão, Praia da Vieira, Fonte da Telha na Costa da Caparica. A recolha do xalavar por tração animal e força braçal, termina aproximadamente na década de 70. Atualmente em Portugal a xávega é efetuada por meios mecânicos.
Inicialmente, o termo xávega era usado só pelos pescadores do sul, nomeadamente os da costa algarvia e tanto dava para definir a rede como o próprio barco. No litoral centro e norte, o termo por que se denominava este tipo de pesca era simplesmente "as artes" ou "as campanhas das artes". Por uma questão de legislação e porque as leis quando são feitas são para todo o país, começou-se a chamar (erradamente) xávega a todo o tipo de pesca envolvendo o arrasto em que as redes são puxadas para terra.
E porque não queremos deixar morrer esta Arte tão tradicional e tão linda nas praias portuguesas, assinamos esta petição.
VIVA A ARTE XÁVEGA, VIVAM AS NOSSAS TRADIÇÕES E CULTURA, VIVAM AS NOSSAS GENTES.