Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Referendo a favor da redução do número de Deputados da Nação

Para: Presidência da Assembleia da Republica

À Excelentíssima Senhora Presidente da Assembleia da Republica.
Nós, abaixo assinados, cidadãos Portugueses, conscientes e de plenos direitos, atentando nas mudanças que se têm verificado na sociedade Portuguesa nos últimos anos, entendemos que o atual quórum Constituinte da Assembleia da Republica é desproporcional face à realidade do País.
Assim, vimos desta forma à Digníssima Presidência da Assembleia, se mande agendar a discussão de um referendo público nacional sobre a redução do número de Deputados da Republica do atual número de duzentos e trinta assentos parlamentares, para o mínimo permitido pela Constituição da Republica Portuguesa de cento e oitenta assentos parlamentares, certos de que o sistema de representação proporcional continuará a garantir o estado de direito democrático, e a redução do número de pares da republica acabará forçosamente por se traduzir numa maior transparência da cena política e uma consequente reaproximação da sociedade civil às políticas nacionais.
E os signatários subscrevem-se, etc.

  1. Actualização #2 Tudo parado! Típico!

    Criado em 3 de agosto de 2014

    "A política é a arte de adiar decisões até as mesmas se tornarem irrelevantes"

  2. Actualização #1 Esta petição não tem qualquer interesse partidário

    Criado em 28 de abril de 2014

    Preciso que fique claro que esta nossa petição não tem qualquer interesse ou filiação partidária, ainda que em tempos idos me tenha identificado com um ou outro movimento dirigido por partidos políticos, aliás, como a maioria dos cidadãos comuns, e que resulta apenas da força que a razão exerce sobre nós. Não pretendo fazer qualquer auscultação ao estado de ânimo da Nação, nem espero que o subscritor a veja apenas como mais um veículo de debate e socialização, já que os debates necessários em democracia devem acontecer no lugar e através dos instrumentos próprios. O meu protagonismo nesta matéria acabará no momento em que a nossa petição for entregue na AR ou se a AR, no âmbito das suas competências, decidir agendar a discussão e discutir efetiva e publicamente o assunto. Não obstante, por imperativos de consciência defenderei sempre a política das minhas opiniões e posições, sobre este ou outros assuntos, e falo-hei publicamente, sempre que a minha consciência se rever na consciência maior de um coletivo humano, nacional ou supra nacional.




Qual a sua opinião?

Esta petição foi criada em 03 fevereiro 2014
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
113 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.