Anti-praxe

Para: primeiro-ministro, assembleia da república, cidadãos portugueses

Decidi criar uma petição pública devido ao impulso destas últimas notícias face a um sentimento que já tinha de imcompreensão da utilidade das praxes. Que utilidade tem uma praxe? Será mesmo um ritual de adaptação ao ambiente universitário? Face à existência da declaração universal dos direitos humanos, estarão estes na plenitude do seu cumprimento? Pois a mim parece-me que as praxes são um bulling batizado com outro nome e disfarçado com uma juventude desenfreada. Porque é que um aluno que se sujeita a tamanha humilhação, e pelos vistos a tamanho perigo, para apenas vestir um traje universitário e ter o "prazer" de fazer os outros caloiros sofrerem também aquela humilhação..... imcompreensível sofrer e resistir para poder aplicar aos outros o mesmo sacrilégio que tiveram de viver. Não serão as praxes um incentivo a um desamor pelo próximo, a um sofrer para ter o prazer de ver outros sofrer também? Porque é que das praxes não se tiram obras e coisas proveitosas como um exemplo numa universidade portuguesa em que fizeram voluntariado e angariaram comida para famílias desfavorecidas?
Agora é pensar a nível nacional de todas as universidades que existem e deduzir que estes serão os cidadãos portugueses do nosso portugal próximo, os médicos, os engenheiros, os trabalhadores, as mães, os pais, os companheiros.....será esta uma forma de integração ou de uma humilhação depravada e mascarada a que dão um nome bonito e singelo para esconder uma pouca vergonha?
Espero que esta petição sirva para se refletir a verdadeira utilidade desta tradição que não contribui em nada para criar bons universitários e sobretudo bons cidadãos.

Esta petição foi criada em 27 janeiro 2014