Alimentação de origem não-animal nos refeitórios públicos
Para: Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores
Considerando que:
a) os padrões de produção e de consumo estão relacionados com a maioria dos problemas ambientais decorrentes do desenvolvimento tecnológico na agro-pecuária.
b) a criação de gado para alimentação (carne e lacticínios) é responsável pela emissão de 18% dos gases de efeito de estufa do planeta, mais que todas as formas de transporte ou processos industriais do globo.
c) nos países mais desenvolvidos do globo a produção de alimentos de origem animal consome quase 80% de toda a água canalizada e é amplamente responsável pela poluição da maioria das bacias dessas regiões e pela geração de mais da metade da carga poluente que devasta rios e lagos.
d) cerca de 70% da água doce utilizada no mundo destina-se ao sector agropecuário, nomeadamente para a produção de rações para gado.
e) a criação de extensas áreas de pasto ou de cultivo de cereais para alimentação de gado é responsável por 80% a 85% da desmatação das florestas tropicais.
f) cerca de metade das florestas tropicais do mundo têm sido destruídas nas últimas décadas. As florestas tropicais contêm cerca de 2/3 de toda a vida animal e vegetal do planeta. São milhares, potencialmente milhões de espécies que se extinguem e correm o risco de extinção.
g) a agropecuária tem provocado o esgotamento dos solos, pois a criação de gado leva à degeneração da superfície destes e, consequentemente, grandes extensões de terra tornam-se estéreis.
h) o empacotamento dos produtos de origem animal utiliza grandes quantidades de matérias brutas, estrategicamente importantes e escassas, incluindo alumínio, cobre, ferro, aço, estanho, zinco, potássio, borracha, madeira e petróleo.
i) O consumo de carne e de lacticínios está associado a uma grande variedade de doenças, tais como diabetes, arteriosclerose, reumatismo, hipertensão, osteoporose, anemias, doenças cardíacas, doenças renais, doenças respiratórias, artrite, esclerose múltipla, alguns tipos de cancro, como o cancro de cólon, mama e próstata, e obesidade.
j) o consumo de alimentos de origem animal aumenta indiscutível e fatalmente as probabilidades de um maior risco de morte precoce ou de significativa perca de qualidade de vida por complicações de saúde daí advenientes.
k) o debate ético sobre o consumo de animais ou dos seus produtos derivados na alimentação está na ordem do dia e constitui um problema de consciência para muitos milhares de portugueses e de turistas que nos visitam, sendo a sua abstenção uma forma de estar na vida cada vez mais generalizada.
l) o consumo de alimentos de origem vegetal diminui as despesas domésticas e os custos com cuidados médicos.
m) a eficiência e rendimento da produção de produtos de origem animal são bastante reduzidos pela elevada quantidade de recursos gastos em comparação com a produção de cereias, frutas ou legumes, que é cerca de 7 a 10 vezes inferior.
n) 90% dos cereais/grãos, e aproximadamente metade dos pescados, são destinados à criação de gado de carne e leite.
o) a quantidade de grãos e cereais destinados ao gado anualmente daria para suprir a escassez global de alimentos.
Vimos por este meio solicitar que se aprove legislação no sentido de obrigar a que haja sempre, pelo menos, uma refeição alternativa e equilibrada, livre de produtos de origem animal, nos refeitórios e serviços de catering das entidades públicas, sendo, como se prova nas alíneas acima, uma medida sustentável, pedagógica e em prol da saúde humana.