Parque Canino para cidade de Guimarães
Para: Exm.º Sr.º Presidente de Câmara de Guimarães
Venho por este meio chamar a sua atenção para este flagelo que afecta todos os contribuintes que pagam anualmente o imposto municipal dos seus cães e proprietários responsáveis de cães da Cidade de Guimarães.
A atual lei obriga os donos a utilizar SEMPRE trela nos seus animais quando circulam com eles na via pública e também açaime (no caso de cães considerados perigosos ou em todos os cães de raças potencialmente perigosas).
Uma vez que a grande parte dos donos de cães da Cidade de Guimarães não possui um terreno próprio (jardim, quintal ou terraço) onde possa soltar os seus animais para que estes possam correr, brincar e gastar as suas energias. Como tal, muitos destes animais acabam por desenvolver distúrbios comportamentais que não só irão afectar o próprio animal como também o seu dono, as pessoas que com ele convivem e a vizinhança.
No entanto, existe uma solução simples que pode ajudar a combater este problema: a criação de um parque para cães, onde estes possam correr e brincar livres mas num local seguro, sem por em risco as pessoas que frequentam o local e claro os próprios animais.
A América foi o primeiro país a implementar um parque para cães e rapidamente a ideia se alastrou por outras cidades e também pela Europa.
Portugal criou à bem pouco tempo o seu primeiro parque para cães na Cidade de Lisboa, mais concretamente no Jardim do Campo Grande (https://www.doglink.pt/noticias/primeiro-parque-canino-da-cidade-de-lisboa ). Está agora na altura da Cidade de Guimarães tomar a mesma iniciativa.
Temos um espaço verde fantástico na zona do Parque da Cidade, onde existe espaço suficiente para poder realizar esse espaço para os nossos animais. Porque não fazer umas pequenas obras (colocar vedações, para segurança dos animais e das próprias pessoas que frequentam o parque; sombras para os dias mais quentes; caixotes dos lixos cobertos; pistas de obstáculos - como no parque de Lisboa, para os cães poderem exercitar e ao mesmo tempo se divertirem).
Porque não dinamizar o nosso Parque da Cidade e torná-lo mais atractivo? Porque não dar um voto de confiança aos Vimaranenses para que possamos mostrar a nossa cidadania e responsabilidade para com os nossos animais de estimação? Será possível a Exmº. Srº. Presidente dar-nos essa oportunidade?
Grata pela vossa atenção