Pela continuidade do trabalho da Ani São-João

Para: Dr. Ricardo Figueiredo, Presidente da Câmara Municipal de São João da Madeira

Exmo. Sr. Presidente de Câmara Municipal de São João da Madeira,

Somos um grupo de cidadãos residentes na cidade a que preside, ou freguesias limítrofes, e muito temos lido acerca da contenda entre a Autarquia e a Associação dos Amigos dos Animais de São João da Madeira.

Estamos atemorizados com a ideia que tem vindo a transparecer, evidenciando total desinteresse pelo trabalho que aquela associação desenvolve, tratando e recuperando os animais errantes desta cidade. O problema do elevado número de animais abandonados, sujeitos a atropelamentos, maus tratos e/ou outras violações é de nós todos enquanto cidadãos responsáveis. É premente avançarmos com programas de esterilização para potenciar a diminuição do número de animais a viver nas ruas, e posteriormente gerar dinâmica na sensibilização pública, activando as adopções.

Este não é o trabalho apenas de alguns; deve ser antes o trabalho de um município preocupado e humanizado, realmente voltado para as questões sociais. São João da Madeira mostra-se ao mundo como um concelho vanguardista, líder em determinadas matérias que exigiram a mudança, e este tema pode bem ajudar a colocar esta cidade no topo das mais solidárias.

Lemos ainda na imprensa que o Exmo. Sr. Presidente, Dr. Ricardo Figueiredo, entende que o espaço ocupado pela Ani São-João deveria ser tratado como um centro de recolha de passagem para o Canil Intermunicipal Terras de Santa Maria, em Ossela, onde todos os anos se desperdiçam inúmeras vidas inocentes devido às más políticas. Convidamos o Sr. Presidente a entender a diferença entre um canil e um albergue, onde os animais são tratados como verdadeiros seres sencientes, e onde se promove a recuperação, o tratamento com cuidados de saúde, e a inserção destes junto de famílias adoptantes.

Por fim, repudiamos ainda outra das suas asserções, nomeadamente quando disse que há muitas pessoas a necessitar de ajuda e, essas sim, têm a prioridade. Ora, não nos parece que uma política especista seja a resposta, pois são incontáveis os seus munícipes que estão neste momento preocupados com o problema dos animais não-humanos. E até porque ajudar uns, não tem forçosamente que significar ignorar a urgência de ajudar os outros.

Contamos que o Dr. Ricardo Figueiredo passe imediatamente a respeitar o trabalho da Associação dos Amigos dos Animais de São João da Madeira, que se aproxime desta, e que dê também voz a esta causa, quem sabe entregando-lhes finalmente uma “casa”.

Respeitosos cumprimentos.

Esta petição foi criada em 16 janeiro 2014