Vamos lutar pela Legalização do Tuning

Para: Ex.mo Senhor Presidente da República

Certamente que para todos os que estão a ler este texto, o tuning tem um significado importante e ocupa parte das suas vidas.
Muitos de vós passam muito tempo de volta do carro, navegam pelos sites da Internet à procura de informação, participam em fóruns, pertencem a um clube tuning, frequentam as várias concentrações de tuning, acompanham trackdays, provas de arranque, provas de car áudio, convivem com outras pessoas que gostam de tuning, etc. O tuning faz parte da vossa vida.

O tuning engloba todas as vertentes de alterações de automóveis.
É certo que a palavra inglesa tuning tem como significado afinação e que inicialmente se referia à componente mecânica. No entanto, com a evolução do mercado, o tuning evoluiu para um conceito que engloba a personalização automóvel, a preparação da mecânica e a melhoria das prestações do automóvel a vários níveis, que vão desde o conforto à segurança, das performances puras para competição, até à individualização extrema para sobressair nos vários eventos. É certo que há quem defenda que o tuning é uma coisa ou é outra, no entanto para mim, o tuning é um conceito amplo, onde têm que caber as diversas tendências da personalização, os diversos estilos, os diversos objectivos da preparação de um carro, quer seja para pista, eventos ou para simples satisfação pessoal de andar num carro diferente e único.

O tuning é mais do que a alteração de automóveis. Para muitos é uma arte, para outros é um estilo de vida. É certamente uma actividade que faz parte da cultura de vários países evoluídos.

Diz-se que o tuning é ilegal. Mas se o tuning é tudo isso que referi anteriormente: uma cultura, uma forma de arte, uma forma de estar na vida, porque queremos legalizar o tuning? Na minha opinião, não é o tuning que se tem que legalizar. O que é preciso legalizar são as alterações nas viaturas, para que quem faz essas alterações, se as efectuou seguindo determinadas regras, possa circular livremente na via pública.
A actividade das empresas que comercializam material tuning ou fazem as alterações nos carros está perfeitamente legalizada. As empresas são entidades reconhecidas perante o estado, pagam impostos e que se saiba não há qualquer restrição à comercialização destes produtos ou serviços. Os clubes de tuning podem ser igualmente legalizados, não havendo qualquer impedimento quanto a isso. Os eventos e concentrações tuning, são também actividades que têm requisitos específicos, mas que seguem os mesmos tipos de regulamentos que outros eventos.

A criatividade e a arte que muitos colocam nos seus projectos, creio que não teve que ser legalizada em nenhum país. Por muito que se olhe para diversos aspectos do tuning como actividade, o que não é actualmente legal são as alterações nas viaturas para se poder circular na via pública.
A legalização dessas alterações, deve ser certamente um dos objectivos de quem está dentro do tuning.

Pela arte, pela igualdade vamos lá assinar esta petição.
Vamos dizer sim á ARTE, sim ao TUNING..

A autora desta petição não se responsabiliza por comentários indesejados, esta petição é apenas para lutarmos pela legalização do Tuning em Portugal.

Juntos faremos a diferença!

Esta petição foi criada em 14 janeiro 2014