EUSÉBIO NO PANTEÃO? NUNCA!

Para: Assembleia da República, Presidente da Repúbica

De acordo com a lei 28/2000, "as honras do Panteão destinam-se a homenagear e a perpetuar a memória dos cidadãos portugueses que se distinguiram por serviços prestados ao país, no exercício de altos cargos públicos, altos serviços militares, na expansão da cultura portuguesa, na criação literária, científica e artística ou na defesa dos valores da civilização, em prol da dignificação da pessoa humana e da causa da liberdade".

Não vislumbramos como é que as atividades que o Sr. Eusébio da Silva Ferreira desenvolveu em vida, se enquadram neste quadro legal.

Que foi um desportista emérito, com reconhecimento internacional, não é questionável, embora nunca tenha atingido, nem jamais venha a atingir pois faleceu, a dimensão que quer Cristiano Ronaldo quer José Mourinho, já atingiram no mesmo ramo de atividade e pela mesma razão - mérito dos seus sucessos desportivos.

É um absurdo e uma hipocrisia política, fruta da mais descarada demagogia, aprovar que o corpo do Sr. Eusébio da Silva Ferreira seja transladado para o Panteão Nacional, pelo menos enquanto figuras nacionais como os dois único Prémio Nobel Portugueses, estiverem de fora, para não falar de figuras de dimensão histórica como os Marechais Spínola e Costa Gomes, figuras políticas como Álvaro Cunhal, escritores como Alves Redol e tantos outros, para não falar do Português desconhecido que sofre as agruras da desgovernação que a Assembleia da República tem deixado passar – Herói Nacional com H maísculo!

Mais, para que se atente no ridículo internacional da decisão, imagina-se como possível o Sr. Michel Platini quando morrer sepultado ao lado de Napoleão Bonaparte no Panteão Nacional de França, ou o Sr. David Beckham sepultado na Abadia de Westminster?

A Assembleia da República tem o dever moral, cívico e político de honrar o Povo que a elegeu, não tomando decisões que fazem do Povo Português alvo da chacota internacional e Portugal uma República -não das bananas mas de algo igualmente vergonhoso - do futebol.

Esta petição foi criada em 10 janeiro 2014