Circulação carros de rali na via publica
Para: Assembleia da República
Indigna-me o facto de porque é que os carros de rali não podem circular na via pública.
Os carros para circular na via publica devem e bem ser regularmente inspecionados para a boa segurança dos seus próprios utilizadores e demais pessoas transeuntes da via pública.
Para isso os carros devem estar totalmente funcionais com todas as suas peças e órgãos mecânicos em bom estado de utilização.
A inspeção serve como o próprio nome diz para inspecionar o estado do carro e aprovar o seu uso, estando funcional, e não representando perigo para todos os utilizadores da via publica está então apto para tal.
Existe um modo de viver que leva as pessoas a alterarem os carros nas suas mais diversas combinações e em Portugal não há lei que regulamenta o que está bem e o que está mal, simplesmente a olho decide-se se está apto ou não, pergunto, é correcto?
Falo em particular de modelos adaptados para provas de carácter desportivo, que assim sofrem alterações de modo a serem mais capazes e porque é que estes modelos não podem circular livremente na via pública, se na maioria dos casos, estão legais, têm matrícula portuguesa, impostos pagos, documentos a comprovar, estão mais seguros que o modelo base, está mais cuidado que muitos modelos semelhantes e são seguros aquando da sua circulação.
Não existe qualquer razão de um princípio pratica para poder ser excluído de circular na via pública, entre mais ou menos alterado se existe uma inspeção têm o direito como qualquer outro carro a ser inspecionado e a receber uma avaliação de apto ou não apto.
Se existe parâmetros e critérios de avaliação, não há razão alguma para se os cumprir não poder circular na via pública.
É necessário que seja criada leis que regulamentem e inspecionem estas alterações.
Se num passado o GPL era visto como uma alteração sem razão altamente excluída, porque não pode ser aceite um carro em que as suas alterações visaram a ser mais seguros no seu uso?