Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Eu denuncio as irregularidades do Concurso do Internato Médico 2013

Para: Candidatos ao Concurso do Internato Médico 2013; Colegas recém-mestres em Medicina, na prevenção de irregularidades no seu concurso, no próximo ano; Todos os estudantes de Medicina que pretendam ver os seus direitos defendidos; Todos os internos de formação específica e médicos especialistas que se solidarizem com esta causa.

Os candidatos do Concurso do Internato Médico 2013 assinam esta petição, concordando com a o exposto em Carta dirigida aos membros do Conselho Directivo da Administração Central do Sistema de Saúde:

Expostas todas as incoerências, incorrecções e ocorrências que tiveram lugar antes e durante a realização do processo de Escolha da Especialidade – Concurso IM2013-A -, e que colocam em causa os fundamentos que baseiam a existência do Concurso IM2013-B, torna-se peremptório:
1. Proceder ao apuramento dos responsáveis pela pressão para criação de vagas sem idoneidade formativa, denunciadas pelos directores do Internato Médico de MGF da Zona Sul em carta aberta, e cuja existência motivou a publicação de novo mapa de vagas e atraso do início da escolha no dia 4 de Dezembro;
2. Esclarecer os candidatos relativamente à forma como a situação do ponto 1 foi resolvida – quais as entidades envolvidas na resolução do problema? Quais os critérios de escolha das novas vagas que vieram substituir as de MGF sem idoneidade? Que garantias podem os candidatos ter relativamente à idoneidade de todas as vagas presentes a concurso?
3. Prestar esclarecimento oficial relativamente: à informação da falta de capacidade formativa para as vagas de Medicina Desportiva de Lisboa e de Coimbra; à responsabilidade da incoerência da abertura da vaga quando afinal esta não tem capacidade formativa; ao desaparecimento da vaga de Medicina Desportiva de Coimbra; ao processo de decisão da manutenção da vaga de Medicina Desportiva de Lisboa.
4. Divulgar logo de início, em concursos futuros, o mapa de vagas inicial contendo já a discriminação das vagas de Medicina Geral e Familiar por UCSP’s e USF’s.
5. Respeitar futuramente os prazos estipulados legalmente no Regulamento do Internato Médico, e tentar evitar alterações logísticas de última hora.
6. Respeitar os acordos vigentes entre a Ordem dos Médicos e os sindicatos no sentido de garantir a abertura de uma vaga por especialidade no Concurso do Internato Médico 2013-B.

Como candidatos neste concurso, que se pautou por falta de transparência, segurança, legalidade e respeito, exigimos que os esclarecimentos supra referidos sejam prestados publicamente.
Tendo o conhecimento das irregularidades já passadas em anos transactos, e lutando por um concurso justo e transparente no próximo ano, pedimos e lutamos para que os responsáveis por estes acontecimentos sejam apurados e responsabilizados pela sua clara falta de competência e profissionalismo.

  1. Actualização #1 Encerramento

    Criado em terça-feira, 14 de Janeiro de 2014

    Já cumpriu o seu objectivo.




Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
909 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.