Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

A não instalação de antenas de telemóvel na Malvarosa

Para: Comunidade da Urbanização Malvarosa - Alverca

Informamos a Comunidade que se pretende avançar com uma petição a ser entregue na Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, dando a conhecer a vontade da Urbanização em impedir a eventual futura instalação de uma estação base de antena.

Desde 2009 tem havido a insistência por parte da TMN em instalar uma estação base de antena na urbanização. No dia 27 de novembro volta a ser assunto na assembleia de condomínio do nº1 da Praça da Malvarosa.
Com o objectivo de não voltar a haver qualquer tentativa da operadora nos restantes prédios da urbanização, criámos uma petição online e pedimos a participação de todos os habitantes da Malvarosa.

Ao contrário de uma ilusória contraproposta atrativa, a instalação de uma estação base de antena desvalorizará o imóvel, implicará pagamento de imposto de arrendamento, aumento do consumo de electricidade, causará contínuo ruído provocado pelo diapasão.

E existem potenciais efeitos adversos na saúde humana, em especial em todas as crianças da comunidade escolar.

Relatórios da comunidade científica alertam para a potencial relação entre as radiações emitidas pelos campos electromagnéticos – estações base de antenas – e o surgimento na população de várias doenças, nomeadamente distúrbios do sono, cefaleias, cansaço, alterações no comportamento das crianças, epilepsia, problemas de pele, dificuldades de concentração, perda de memória, depressão, dificuldades auditivas ou perda de audição, infecções frequentes, distúrbios cardíacos, hormonais, visuais, perturbações ou interferências com o uso de pacemakers ou próteses auditivas… e vários tipos de cancro, sobretudo leucemias infantis.

As crianças são dos grupos populacionais mais vulneráveis devido à sua composição biológica – têm um cérebro mais fino e uma estrutura mais pequena.

A OMS, a Comissão Europeia, a Environmental Health Trust, o Indian Institute of Technology, a European Environment Agency ou o IARC (centro internacional de investigação do cancro) classificam a relação entre as radiações emitidas pelas estações base de antenas e os riscos para a saúde humana, na tabela dos vários elementos carcinogénicos, no nível 2B - nível perigoso de “possibilidade de risco de cancro”.
Outros cientistas da América do Norte, Suécia, Dinamarca ou Alemanha classificam-na no nível 2 - nível perigoso de “probabilidade de risco de cancro”.
As radiações das antenas podem causar graves malefícios na saúde humana pela exposição constante às ondas electromagnéticas - atravessando qualquer tipo de matéria viva ou inorgânica, são capazes de influenciar o comportamento celular do organismo humano.
A OMS recomenda mais pesquisas e a DGS ou a Quercus indicam que perante os potenciais impactos negativos na saúde humana se aplique o princípio da precaução. Nunca se deve subestimar o potencial risco.

Somos uma pequena Comunidade de eleitores que cumprem os deus deveres e que, pela razão de contribuir para um bem colectivo, pode ser em primeira instância um decisor público dos seus interesses comuns. Exigimos o respeito por um direito fundamental: o de zelar pela saúde e bem estar da Comunidade em geral e, muito especialmente, da escola (todas as crianças),
Apelamos a toda a Comunidade interessada a participar na petição online.

Adiram, não se fechem numa concha.
Arriscamos carreiras, arriscamos caminhos, arriscamos sonhos; não arriscamos, nunca, a saúde nem a vida dos nossos filhos.
Os signatários,
Susana Vieira – Praça Malvarosa nº1
Ana Duarte – R. Josué Martins Romão nº6
Catarina Guizo – Av. Mague nº2
Antónia januário – Praça Malvarosa nº2
Ana Cerquido – Av. Mague nº9 Bloco1



Qual a sua opinião?

Esta petição foi criada em 25 novembro 2013
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
252 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.