Pela Criação de um Parque de Estacionamento para Veículos de Longo Curso na Figueira da Foz
Para: Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz e Exmo. Senhor Presidente da Assembleia Municipal da Figueira da Foz
Os abaixo-assinados, cidadãos residentes, cidadãos não-residentes, motoristas de longo curso e profissionais do setor logístico no concelho da Figueira da Foz, vêm por este meio expor e solicitar o seguinte:
A Figueira da Foz conta com um número expressivo de motoristas internacionais e de longo curso que residem no concelho. Atualmente, o município carece de uma infraestrutura pública e segura para o estacionamento destes veículos pesados durante os períodos de descanso obrigatório dos motoristas.
Esta carência obriga os profissionais a usarem os seus períodos de descanso obrigatório,deixando os respetivos veículos em locais improvisados e desprotegidos, penalizando diretamente a sua saúde, bem-estar e dignidade laboral. Sem infraestruturas de apoio, vigilância e instalações sanitárias adequadas, estes profissionais enfrentam noites de descanso sob constante stresse pela segurança do veículo e das mercadorias face ao risco de assaltos, ficando expostos a condições de total vulnerabilidade quando deveriam estar a recuperar as suas forças com tranquilidade.
Solicitamos, assim, que a autarquia identifique e disponibilize um lote municipal adequado - sugerindo-se a avaliação de espaços no Parque Industrial e Empresarial da Figueira da Foz (PIEFF), na Zona Industrial da Gala ou junto ao eixo da EN109 , convertendo-o num Parque de Estacionamento de Longo Curso dotado de iluminação, vedações de segurança e instalações sanitárias dignas.
Pelo superior interesse do ordenamento do território, da segurança rodoviária e da dignidade laboral dos motoristas da nossa terra, aguardamos a vossa melhor atenção e a discussão desta matéria em sede de Reunião de Câmara