Requalificação do Pinhal da Rua das Cássias em Vilamoura
Para: Presidente da Câmara Municipal e Assembleia Municipal de Loulé
Considerando que o ambiente, a natureza e a sua preservação constituem um valor social inestimável e premente para as gerações futuras - no seu mais amplo sentido cultural, pedagógico, emocional e didático -, propõe-se o subscritor e um Grupo de Amigos de Vilamoura reunidos no âmbito da Algarsul encetar todos os esforços possíveis para a requalificação e acompanhamento prolongado no tempo do pinhal da Rua das Cássias que foi destinado a Utilidade Pública por acordo entre a empresa urbanizadora do Sector 5 e a Câmara Municipal de Loulé.
Considerando que já existem propósitos diferentes para o local, que passavam na altura pela construção de um centro ABC, que o mesmo seja agora desconsiderado e passe em alternativa para benefício dos moradores, suas famílias e a bem do espírito equilibrado que esteve nos planos originais da urbanização de Vilamoura do Professor Costa Lobo.
Considerando que as dificuldades financeiras e de pessoal são uma realidade difícil de enquadrar num plano de gestão prolongado das infraestruturas ao encontro do propósito generoso de acompanhamento de um parque florestal, que seja ao subscritor e ao seu Grupo de Amigos autorizada a sua intervenção direta sobre terrenos do domínio público na modalidade de a prazo de 10 anos prorrogável.
Finalmente, que o Senhor Presidente da Câmara Municipal de Loulé determine a forma oficial que permita fazer a recepção da oferta para bem coletivo dos planos paisagísticos da Arquiteta Inês Gonçalves por forma que façam doravante parte integrante do Património do Concelho.
O Subscritor, Carlos Quintas