Pelo direito ao acesso à fibra ótica nas localidades da Antiga Freguesia do Gafanhão
Para: MEO, NOS, Vodafone, Digi, Câmara Municipal de Castro Daire e ANACOM (Autoridade Nacional de Comunicações).
Exmos. Senhores Presidentes das Administrações das Operadoras de Telecomunicações, Exma. Entidade Autárquica e Reguladoras,
Os abaixo-assinados, residentes, proprietários, trabalhadores e amigos das localidades da antiga freguesia do Gafanhão, Além do Rio, Avó, Casal, Grijó, Lomba da Avó, Lomba de Ferreiros, Raso, Santo Estevão e Vila, vêm por este meio expor e requerer a V. Exas. a urgente instalação e disponibilização de redes de fibra ótica nesta região.
Em pleno século XXI, o acesso a uma internet de banda larga rápida, fiável e de qualidade deixou de ser um luxo para se tornar um serviço público essencial. Atualmente, a falta de uma infraestrutura de fibra ótica no Gafanhão coloca a nossa população e o nosso território numa situação de profunda desvantagem e isolamento digital.
Impede o desenvolvimento de negócios locais, prejudica o turismo e inviabiliza o teletrabalho, afastando jovens e novos residentes que poderiam dinamizar a terra. As nossas crianças e estudantes ficam em clara desvantagem escolar por não conseguirem aceder a plataformas educativas e conteúdos digitais de forma estável. Dificulta o acesso a serviços públicos online, evitando deslocações e afetando particularmente a população mais idosa ou com mobilidade reduzida.
Não podemos aceitar que a infoexclusão continue a ditar o ritmo de desenvolvimento da nossa terra. O Gafanhão e as suas gentes têm o mesmo direito à transição digital e à igualdade de oportunidades que os grandes centros urbanos.
Face ao exposto, os signatários desta petição solicitam às operadoras de telecomunicações que incluam as localidades da antiga freguesia do Gafanhão nos seus planos de expansão urgente da rede de fibra ótica, e apelam às autoridades locais e reguladoras que intercedam e apoiem este justo anseio da comunidade.
Na expectativa de uma resposta célere e de uma solução concreta, subscrevemo-nos.
|
Assinaram a petição
60
Pessoas
O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.
|