Remuneração dos estudantes de ensino, estagiários em estabelecimentos privados
Para: Professores-estagiários que realizaram o seu estágio em escolas privadas
Esta petição tem como objetivo alertar para um acontecimento de elevada importância, a nível nacional. Como previsto na Portaria n°359/2025/1, os professores-estagiários deste presente ano letivo 2025/2026 têm direito a uma bolsa de 3.600 euros, dividida em prestações mensais de 360 euros. Até à data da criação desta petição, dia 25/06/2026, os estudantes universitários que estão a tirar o curso em ensino e que realizaram o estágio em estabelecimentos privados não receberam qualquer pagamento. Em março de 2026 foi comunicado nos jornais a situação descrita, explicando que o motivo se prendia com a adaptação da plataforma da AGSE para pagamentos a entidades de ensino privadas. Contudo, desde essa comunicação, nenhuma outra informação foi partilhada connosco, mesmo tendo os professores-estagiários mobilizado esforços junto das escolas, da UP e contactado organizações como a AEEP, IGEC, DGEstE, SPN e a própria AGSE. É do interesse de todos que façamos cumprir a lei e ajudemos as vítimas desta injustiça. Por favor, apoiem a futura classe docente ao assinar esta petição.