O sorriso não pode ser um luxo: Dentistas no SNS e tratamentos comparticipados já!
Para: Pessoas em geral
Em Portugal, ter acesso a cuidados de saúde oral tornou-se um privilégio de quem pode pagar. Está na hora de mudar isto!
Enquanto os cuidados médicos gerais e os medicamentos têm o apoio e a comparticipação do Estado, a saúde oral continua esquecida. O atual "Cheque-Dentista" deixa quase toda a população de fora. A classe trabalhadora, os jovens e os reformados são obrigados a pagar centenas ou milhares de euros do próprio bolso no setor privado — ou, pior, a viver com dor porque não têm dinheiro para se tratar.
Cuidar dos dentes não é uma questão de estética, é uma questão de saúde básica e de dignidade humana.
O que exigimos com esta petição?
Queremos que o Governo e a Assembleia da República avancem urgentemente com duas medidas:
Médicos Dentários em todos os Centros de Saúde: Consultas e tratamentos integrados no SNS, acessíveis a todos os cidadãos, tal como as consultas de medicina geral.
Comparticipação de Tratamentos: Para tratamentos mais complexos ou enquanto a rede pública não chega a todos, o Estado deve comparticipar os custos na rede privada convencionada, exatamente nos mesmos moldes em que hoje comparticipa os medicamentos na farmácia.
Ninguém devia ter de escolher entre pagar as contas ou tratar da sua saúde oral. Sorrir e comer sem dor não pode ser um luxo.
Assina e partilha esta petição. Vamos fazer com que a nossa voz chegue ao Parlamento!
O teu sorriso é um direito, não um privilégio.