Petição pela Reavaliação da Questão Controversa do Exame Nacional de Português
Para: Instituto de Avaliação Educativa, Ministério da Educação, Ciência e Inovação, Assembleia da República
Nós, alunos, encarregados de educação, professores e cidadãos abaixo assinados, vimos solicitar às entidades competentes uma reavaliação da questão do Exame Nacional de Português de 2026 que tem sido alvo de debate público devido à sua alegada semelhança com um exercício previamente publicado num livro de preparação para exames.
Os exames nacionais devem garantir igualdade de oportunidades para todos os alunos. No entanto, a existência de uma questão idêntica ou muito semelhante a um exercício presente num recurso comercial específico levanta sérias dúvidas quanto à equidade da avaliação. Os alunos que tiveram acesso e trabalharam esse livro poderão ter beneficiado de uma vantagem significativa relativamente aos restantes estudantes, sendo importante recordar que a aquisição desse material não era obrigatória nem estava ao alcance de todas as famílias.
Reconhecemos a importância do trabalho desenvolvido pelas entidades responsáveis pela elaboração dos exames. Contudo, consideramos que a confiança nos exames nacionais depende da garantia de que todos os alunos são avaliados em condições justas e equivalentes.
Por esse motivo, solicitamos:
1. Um esclarecimento público detalhado sobre esta situação.
2. Uma avaliação rigorosa do impacto da questão na igualdade de condições entre os alunos.
3. Caso se conclua que a equidade da prova foi comprometida, a anulação da questão e a atribuição da respetiva cotação a todos os examinandos.
O nosso objetivo não é prejudicar qualquer aluno, mas garantir que todos sejam tratados de forma justa e que os princípios da igualdade de oportunidades e da transparência sejam plenamente respeitados.
Pela justiça e pela igualdade na avaliação dos estudantes portugueses.
|
Assinaram a petição
2
Pessoas
O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.
|