Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

EXTINÇÃO DO PARTIDO CHEGA

Para: Exmo. Senhor Presidente da Assembleia da República

Nós, subscritores desta petição, cidadãos eleitores, vimos por este meio requerer a ilegalização e extinção imediata do partido Chega, com base na violação da Constituição da República Portuguesa (Artigo 46.º, n.º 4), devido à prossecução de ideologias racistas, xenófobas, de incitação ao ódio ou de cariz fascista/paramilitar com o apoio de grupos neonazis com o 1143 entre outros cuja ideologia é em tudo igual ou semelhante.

A Lei dos partidos políticos (LPL) estipula, no seu Artigo 18.º (extinção judicial), número 1, que “O Tribunal Constitucional decreta, a requerimento do Ministério Público, a extinção de partidos políticos que violem os princípios fundamentais a que estão obrigados.

Desta forma, solicitamos que o Ministério Público inicie o processo de extinção junto do Tribunal Constitucional.
  1. Actualização #1 Encerramento

    Criado em 11 de maio de 2026

    lapso




Qual a sua opinião?

Esta petição foi criada em 11 maio 2026
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
1 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.