Pela melhoria das condições da Escola Básica de Urrô
Para: Junta de Freguesia, Câmara Municipal de Penafiel, Direção do Agrupamento e Associação de Pais.
Pela melhoria das condições de segurança e conforto da Escola Básica de Urrô
Exmo. Senhor Presidente da Junta de Freguesia,
Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal de Penafiel,
Exma. Direção do Agrupamento de Escolas,
Exma. Associação de Pais,
Os pais e encarregados de educação dos alunos da Escola Básica de Urrô vêm, por este meio, manifestar o seu sincero agradecimento pela recente intervenção realizada na rede elétrica do estabelecimento, a qual contribuiu de forma significativa para a melhoria das condições de segurança e funcionamento da escola.
Não obstante essa importante melhoria, subsistem diversas situações já anteriormente comunicadas no início do presente ano letivo, que continuam a merecer a melhor atenção das entidades competentes, atendendo ao seu impacto direto no bem-estar, segurança e qualidade das condições de aprendizagem das crianças.
Assim, vimos por este meio expor e reforçar as seguintes necessidades:
1. Melhoria das condições de acesso à escola
Solicitamos a reavaliação e beneficiação das ruas envolventes ao estabelecimento escolar, de modo a garantir maior segurança na circulação de alunos, encarregados de educação e funcionários, prevenindo situações de congestionamento e reduzindo o risco nos períodos de maior afluência.
2. Substituição do portão de acesso ao 1.º Ciclo
O atual portão de acesso às salas do 1.º Ciclo encontra-se degradado, não assegurando as devidas condições de segurança e funcionalidade. Requer-se a sua substituição com a maior brevidade possível.
3. Instalação de cobertura na entrada do 1.º Ciclo
A inexistência de uma cobertura na entrada expõe os alunos às condições climatéricas adversas. Solicita-se a análise e concretização da instalação de uma estrutura de proteção adequada.
4. Colocação de coberturas nas zonas de lazer
Verifica-se a ausência de zonas de sombra nas áreas exteriores, nomeadamente:
Campo de futebol;
Parque infantil do Pré-Escolar;
Parque do 1.º Ciclo.
Nos dias de maior calor, o piso do campo torna-se excessivamente quente, podendo representar risco para as crianças. A inexistência de sombras limita igualmente a utilização segura dos espaços de recreio. Acresce que a colocação de uma cobertura no parque infantil do Pré-Escolar permitirá que, em dias de chuva e vento, as crianças possam aceder à cantina — cujo acesso se faz por escadas — sem ficarem expostas às intempéries.
5. Colocação de estore na sala do 1.º ano
Alguns encarregados de educação solicitaram a instalação de um estore numa das janelas da sala do 1.º ano, uma vez que a incidência direta da luz solar prejudica o conforto térmico e a concentração dos alunos, especialmente dos que se encontram junto à janela.
6. Substituição da caixilharia das janelas das salas de aula
É igualmente motivo de preocupação a inadequada climatização das salas de aula, que no inverno se revelam excessivamente frias e, no verão, demasiado quentes. A substituição da caixilharia por soluções mais eficientes contribuirá de forma significativa para melhorar o conforto térmico, a eficiência energética e as condições ideais de aprendizagem.
Estamos convictos de que a concretização destas melhorias representará um investimento direto na segurança, no conforto e na qualidade do ambiente educativo, beneficiando todas as crianças do Jardim de Infância e do 1.º Ciclo.
Nestes termos, os abaixo-assinados solicitam às entidades competentes que analisem estas situações com a maior atenção e promovam as diligências necessárias à sua resolução.
Urrô, 16 de fevereiro de 2026
Os Pais e Encarregados de Educação
da Escola Básica de Urrô
-
Actualização #1 Encerramento
Criado em 17 de fevereiro de 2026
Aguarda-se aprovação de todas as representantes e relembrar a coordenação da escola.
|
Assinaram a petição
5
Pessoas
O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.
|