Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Parar as derrocadas na Graça e proteger vidas humanas. É preciso agir!

Para: Assembleia Municipal de Lisboa e Presidente da Câmara de Lisboa

A recente tragédia que abala o país — e que também se faz sentir em Lisboa — vem, mais uma vez, expor as fragilidades estruturais da nossa cidade face a fenómenos climáticos extremos. Os bairros históricos e populares, como a Graça, com edificações antigas e topografia acidentada, são particularmente vulneráveis. A situação na Rua Damasceno Monteiro, onde três edifícios no topo da colina foram evacuados devido a deslizamentos de terras, é a prova viva dessa vulnerabilidade.

Nós, moradores e demais cidadãos, acompanhamos com preocupação os desenvolvimentos na vizinha Rua Damasceno Monteiro, onde:

Três prédios foram evacuados devido a deslizamentos;
Há ruturas na conduta de água e risco de novos deslizamentos;
Sete famílias foram diretamente afetadas, mas o medo e a incerteza estendem-se a todo o bairro.
Não podemos ignorar que este problema não é novo: segundo relatos de moradores, a situação na Rua Damasceno Monteiro se arrasta desde 2010, tendo já ocorrido um deslizamento em 2017. É fundamental que os serviços autárquicos protegem efectivamente a proteção da vida e segurança dos munícipes. Não é admissível que se aguarde por uma tragédia para agir.

A Graça não é apenas um bairro histórico — é um símbolo da resistência e da identidade lisboeta. O Miradouro da Senhora do Monte, que encanta turistas e moradores, não pode tornar-se sinónimo de negligência. Os deslizamentos na Rua Damasceno Monteiro ameaçam não só casas, mas a memória, a identidade, a vida e a segurança de quem aqui nasce,vive, trabalha, ama, constitui família, paga impostos e dá "outra graça a Lisboa".

Solicitamos, com urgência, que V. Exas. nos informe sobre:

Riscos iminentes:

- Avaliação técnica atualizada dos riscos de novos deslizamentos na Rua Damasceno Monteiro e zonas circundantes (incluindo a Rua da Senhora do Monte).
- Identificação de outras áreas críticas no bairro da Graça.

Plano de ação:
- Diagnóstico detalhado das causas dos deslizamentos (ex.: drenagem, estabilidade geotécnica, estado das infraestruturas).
- Soluções concretas, a curto e médio prazo, com envolvimento da Junta de Freguesia, proprietários e inquilinos (ex.: obras de contenção, monitorização, realojamento temporário).

Comunicação:
- Reunião pública com moradores para apresentação do diagnóstico e medidas previstas.
- Canal de comunicação direto para atualizações e denúncias.

Notas finais:

Esta petição é subscrita por moradores preocupados e demais cidadãos, mas também disponíveis para colaborar na busca de soluções.
Relembramos que a prevenção é um dever da autarquia — e que a inação tem custos humanos e sociais inaceitáveis.
Saudações democráticas.



Qual a sua opinião?

Esta petição foi criada em 13 fevereiro 2026
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
282 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.