Reparação da Estrada Nacional 261
Para: Exmo Sr Ministro das Infraestruturas e Habitação de Portugal Miguel Pinto Luz
A Estrada Nacional 261 (N261), no troço compreendido entre o km 27 e o km 33, encontra-se num estado avançado de degradação, apresentando buracos, abatimentos no pavimento, deficiente drenagem de águas e outros problemas que colocam em risco a segurança de todos os que utilizam esta via diariamente.
Esta estrada é utilizada por residentes, trabalhadores, serviços públicos, transportes escolares, empresas locais e visitantes. Constitui a principal via de ligação da população da freguesia de Melides ao Hospital do Litoral Alentejano, sendo recorrentemente utilizada por meios de socorro, nomeadamente pela VMER do HLA – Viatura Médica de Emergência e Reanimação.
A falta de manutenção tem provocado danos materiais nos veículos, atrasos, aumento do risco de acidentes e um impacto negativo no desenvolvimento económico e social da região.
Dada a importância desta via para a mobilidade e segurança da população, torna-se urgente uma intervenção por parte das entidades competentes.
Os abaixo-assinados vêm solicitar à Infraestruturas de Portugal, ao Ministério das Infraestruturas e Habitação e às restantes entidades responsáveis que seja realizada, com a maior urgência:
Uma avaliação técnica completa ao estado da Estrada Nacional 261 (N261);
A reparação imediata dos buracos, abatimentos e deformações existentes;
A repavimentação do troço comprometido, garantindo condições adequadas de circulação;
A melhoria e reforço da sinalização horizontal e vertical;
A adoção de medidas de prevenção que evitem nova degradação acelerada da via.
A segurança de quem circula na N261 deve ser uma prioridade. Esta intervenção é essencial para proteger pessoas, bens e a qualidade de vida da população local.