Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Redução do Imposto Sobre Produtos Petrolíferos (ISP)

Para: À Assembleia da República

Exmos. Senhores Deputados,

Nós, abaixo-assinados cidadãos e cidadãs residentes em Portugal, vimos por este meio solicitar à Assembleia da República a revisão e redução do Imposto Sobre Produtos Petrolíferos (ISP), para 25%, por forma a aliviar os elevados custos associados aos combustíveis e seus efeitos negativos na economia e no poder de compra das famílias e das empresas.

Justificação

O Imposto Sobre Produtos Petrolíferos (ISP) representa uma parcela significativa do preço final dos combustíveis no mercado nacional. Nos últimos anos, o aumento dos preços dos combustíveis tem tido impacto direto na vida dos cidadãos e na competitividade das empresas, destacando-se:

Aumento do custo de vida: O elevado preço dos combustíveis interfere diretamente com os custos de transporte, encarecendo bens e serviços essenciais.

Impacto económico nas famílias: Uma fatia considerável do orçamento familiar é afetada pelos preços praticados nos combustíveis, reduzindo o poder de compra disponível para outras necessidades básicas.

Competitividade das empresas: Sectores como o transporte rodoviário, distribuição de mercadorias e turismo são particularmente sensíveis ao custo dos combustíveis, refletindo-se em preços finais mais altos e menor competitividade internacional.

Condições sociais e territoriais: As regiões com maior dependência de transportes privados sofrem de forma mais acentuada, agravando desigualdades territoriais.

Pedido

Atendendo ao exposto, solicitamos respeitosa e urgentemente que esta Assembleia da República:

Proceda à avaliação e revisão do atual nível do ISP, considerando a sua possível redução;

Estabeleça mecanismos que permitam ajustar o ISP de forma mais sensível às flutuações dos preços internacionais dos combustíveis;

Promova políticas fiscais que reforce o poder de compra dos cidadãos e a competitividade das empresas nacionais.

Sem outro assunto de momento, apresentamos os nossos cumprimentos.



Qual a sua opinião?

Esta petição foi criada em 15 janeiro 2026
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
5 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.