Petição de Melhoria das Condições no Refeitório Escolar
Para: Exma. Senhora Diretora do Agrupamento de Escolas Dr.Azevedo Neves, e Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal da Amadora
Abaixo-Assinado dos Pais e Encarregados de Educação
Nós, abaixo-assinados, pais e encarregados de educação dos alunos que frequentam o 2.º Ciclo do ensino básico na Escola secundária Dr. Azevedo Neves, vimos por este meio expor e solicitar o seguinte:
Considerando que:
O número total de alunos a frequentar o refeitório escolar é elevado, englobando alunos do 2.º Ciclo, 3.º Ciclo e Secundário.
O espaço físico do refeitório, tal como as condições de serviço atuais, não são suficientes para dar resposta a toda a afluência de alunos nos horários de almoço disponíveis.
A afluência massiva e simultânea de alunos de diferentes ciclos de ensino tem gerado longas filas de espera, resultando em que, frequentemente, os alunos mais novos (2.º Ciclo) não consigam almoçar atempadamente ou, em alguns casos, nem sequer consigam aceder ao refeitório devido ao elevado número de alunos à espera.
Tem-se verificado, em certas ocasiões, a falta de respeito pela ordem da fila por parte de alunos mais velhos, prejudicando diretamente os mais novos e gerando um ambiente de desorganização e stress.
A impossibilidade de almoçar condignamente e dentro de um horário razoável prejudica o bem-estar, a saúde e o rendimento escolar dos nossos educandos.
Solicitamos a V. Exa. que sejam tomadas as seguintes medidas urgentes:
Melhoria das Condições no Refeitório Escolar: Avaliação e implementação de medidas para melhorar o fluxo de serviço, a gestão do espaço e a supervisão geral do refeitório.
Divisão ou Desfasamento do Horário das Refeições: Criação de horários de almoço distintos ou desfasados para os diferentes ciclos de ensino (2.º Ciclo, 3.º Ciclo e Secundário), garantindo que os alunos mais novos tenham tempo e espaço adequados para almoçar com tranquilidade.
Aquisição de mais microondas que possam servir de alternativa para o aquecimento de refeições caseiras uma vez que os disponibilizados não são suficientes para fazer face às necessidades atuais e o número elevado de alunos.
Na expectativa de uma resposta célere e positiva a esta petição, que visa salvaguardar os direitos e o bem-estar dos nossos filhos, apresentamos os nossos melhores cumprimentos.