Requalificação do Largo da Nossa Senhora do Rosário (Covilhã)
Para: Exmo. Sr. Presidente da Mesa da Assembleia Municipal da Covilhã, Dr. João Casteleiro e Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Eng. Hélio Fazendeiro
Petição para a Requalificação do Largo da Nossa Senhora do Rosário
(criação de espaço público para os moradores e melhoria da circulação de veículos)
Exmo. Sr. Presidente da Mesa da Assembleia Municipal da Covilhã, Dr. João Casteleiro,
Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Eng. Hélio Fazendeiro,
Os residentes, comerciantes, trabalhadores e cidadãos com ligação ao Centro Histórico da Covilhã, vêm por este meio apresentar uma petição para o desenvolvimento de um projeto de requalificação urbanística do Largo Nossa Senhora do Rosário, que passe pela demolição total do imóvel atualmente em obras, reorganização das vias de circulação de veículos e lugares de estacionamento e criação de um espaço público para convívio comunitário.
Principais objetivos da petição:
1. Melhorar a mobilidade urbana, facilitando a circulação de veículos particulares, de entregas e de emergência (ambulâncias e bombeiros), numa área que atualmente tem sérias limitações de acesso.
2. Criar um espaço público para promover o convívio comunitário e os laços de vizinhança.
3. Valorizar o património edificado existente, nomeadamente os edifícios da antiga Fábrica Aibéo e da sede da Associação Empresarial da Covilhã, Belmonte e Penamacor (AECBP), ambos com interesse histórico e arquitetónico.
4. Melhorar as condições de salubridade dos edifícios circundantes, cujas fachadas se encontram a menos de dois metros do imóvel em causa, dificultando iluminação e ventilação natural.
Assim, os peticionários, ao abrigo do artigo 67.º da Assembleia Municipal da Covilhã, solicitam que a Câmara Municipal da Covilhã suspenda os trabalhos em curso e promova uma sessão pública para discussão da requalificação do Largo Nossa Senhora do Rosário com o objetivo de desenvolver um novo projeto urbanístico que resolva velhos problemas de mobilidade e beneficie a comunidade.
Covilhã, Novembro de 2025
|
Assinaram a petição
231
Pessoas
O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.
|