Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Eliminação da faixa Bus na Av. 31 de Janeiro

Para: Câmara Municipal de Braga

Ex.mo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Braga
Ex.mo Senhor Presidente da Assembleia Municipal de Braga
Ex.mo Sr. Presidente da União de Freguesias de S. João do Souto e S. José de S. Lázaro,

Assunto: pedido de eliminação da faixa BUS na Av. Dr. Porfírio da Silva e na Av. 31 de Janeiro

Exmos. Senhores,

Vimos por este meio requerer que sejam tomadas as devidas providências relativamente à circulação rodoviária na Av. Dr. Porfírio da Silva e na Av. 31 de Janeiro, nomeadamente no sentido da eliminação da atual faixa BUS existente nessas vias.
As referidas avenidas constituem importantes acessos ao centro da cidade, caracterizando-se por diversos entroncamentos e cruzamentos que, por si só, já exigem uma boa capacidade de escoamento.
No entanto, a existência da faixa BUS — sobretudo no ponto em que a Av. 31 de Janeiro converge com a Av. João XXI — tem agravado de forma significativa a fluidez do trânsito, atenta a elevada afluência de automobilistas que pretendem virar à esquerda, originando constrangimentos diários.
A faixa Bus existente nesse local, que impede os automobilistas de a ocuparem para seguirem em frente, não tem qualquer efeito útil e está apenas a entorpecer o trânsito e a dificultar a circulação de todos os condutores que aí circulam diariamente.
A única faixa destinada ao trânsito automóvel tem-se revelado inadequada para a intensidade de trânsito e para garantir a fluidez necessária para quem provém de todos os referidos entroncamentos, tanto à direita como à esquerda.
Como consequência, quem circula pela Av. Dr. Porfírio da Silva perde um tempo claramente excessivo para efetuar apenas dezenas de metros, tendo em consideração a entrada de veículos que vão acedendo a essa via, provindos dos entroncamentos.
Atualmente, estas avenidas estão permanentemente congestionadas, com impacto negativo tanto na qualidade do ar como no bem-estar dos automobilistas, enquanto a faixa reservada aos transportes públicos permanece maioritariamente desocupada.

Face ao exposto, vimos requerer a eliminação da faixa BUS na Av. 31 de Janeiro e na Av. Dr. Porfírio da Silva, medida que, acreditamos, contribuirá para melhorar substancialmente a fluidez do trânsito, reduzir os níveis de poluição e evitar o crescente desconforto e stress sentidos pelos cidadãos que diariamente circulam nessas vias.

Na expectativa de este assunto merecer a melhor atenção,

Os munícipes subscritores da petição


  1. Actualização #1 Encerramento

    Criado em 14 de novembro de 2025

    Foi escolhido outro canal.




Qual a sua opinião?

Esta petição foi criada em 14 novembro 2025
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
1 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.