Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Petição pela Participação dos Escuteiros no Processo de Alteração ao Fardamento

Para: Junta Central do Corpo Nacional de Escutas (CNE)

Nós, Dirigentes, Caminheiros, Escuteiros, Pais e demais interessados abaixo-assinados, manifestamos a nossa preocupação e discordância face à proposta de alteração ao fardamento escutista.

O uniforme é um símbolo de identidade, igualdade e pertença que une todas as gerações de escuteiros. Alterá-lo sem um processo verdadeiramente participado é comprometer parte da nossa história e dos valores que nos definem enquanto movimento.

Defendemos que qualquer decisão sobre o fardamento deve:
- Considerar um processo de consulta e auscultação junto das bases;
- Garantir que todas as secções e agrupamentos tenham oportunidade de se pronunciar formalmente sobre a proposta;
- Assegure que qualquer mudança respeite os princípios de sustentabilidade, acessibilidade económica e identidade escutista.

Reafirmamos o nosso compromisso com um Escutismo autêntico, inclusivo e participativo, onde o fardamento continue a ser um símbolo de união, igualdade e serviço, e não apenas de imagem.

Pelo respeito à nossa história, pela voz de todos os escuteiros e pelo envolvimento das famílias que constroem o nosso movimento.



Qual a sua opinião?

Esta petição foi criada em 27 outubro 2025
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
1 033 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.