Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Pelo direito das crianças ao descanso: Não aos trabalhos de casa ao fim de semana

Para: Ministério da Educação / Direções Escolares / Agrupamentos Escolares


Assunto: Pedido de reflexão e revisão sobre a atribuição de trabalhos de casa aos fins de semana no 1.º, 2.º e 3° ciclos.

Exmos. Senhores,

Nós, abaixo-assinados, pais, encarregados de educação, profissionais da área da educação e cidadãos preocupados com o bem-estar das crianças, vimos por este meio solicitar uma reflexão urgente sobre a prática recorrente de atribuição de trabalhos de casa ao fim de semana, particularmente nas idades mais jovens.

Vivemos tempos desafiantes, nos quais as crianças estão cada vez mais sobrecarregadas com rotinas escolares exigentes, atividades extracurriculares, obrigações académicas que, muitas vezes, extravasam o tempo letivo. Apesar das boas intenções por parte dos professores e escolas, acreditamos que esta sobrecarga está a comprometer o mais básico e fundamental dos direitos das crianças: o direito de brincar, descansar e estar com a sua família.

O fim de semana deveria ser um tempo sagrado para as crianças:

Para brincar livremente, o que é essencial ao desenvolvimento cognitivo, emocional e social;

Para estar com ambos os progenitores, algo que ganha ainda mais importância em casos de guarda partilhada, onde o tempo com cada um é limitado e precioso;

Para descansar e simplesmente ser criança, num mundo que exige delas um ritmo cada vez mais adulto e exigente.

Em situações de guarda partilhada, por exemplo, um pai ou uma mãe pode ter os filhos apenas de 15 em 15 dias. Nesses escassos momentos de convívio, a imposição de trabalhos de casa transforma tempo de qualidade em tempo de obrigação. Pais tornam-se supervisores de tarefas, em vez de serem simplesmente família. Crianças tornam-se alunas em casa, em vez de filhos a aproveitar o fim de semana com quem mais amam.

Não defendemos o fim total dos trabalhos de casa, mas sim o respeito pelo tempo livre das crianças ao fim de semana, onde o brincar é ainda mais importante do que memorizar conteúdos.

Pedimos, por isso, que:
Seja implementada uma política de recomendação ou limite claro quanto à atribuição de trabalhos de casa ao fim de semana para os alunos do 1.º, 2.º e 3° ciclos;

Se reconheça e valorize a importância do tempo familiar e do brincar no desenvolvimento saudável das crianças, como parte integrante do processo educativo.

Educar é também saber equilibrar. Acreditamos que uma escola que respeita o tempo das crianças é uma escola que forma cidadãos mais felizes, empáticos e equilibrados.

Pelo direito de brincar,
Pelo tempo de qualidade em família,
Pelo bem-estar das nossas crianças,

Submetemos esta petição com respeito, esperança e confiança no bom senso das nossas instituições.

Se concorda que a infância deve ser respeitada, se acredita que o tempo com os pais é precioso e que brincar também é aprender — então assine esta petição e ajude-nos a garantir que as nossas crianças têm tempo para serem… crianças.

Porque educar também é saber parar.
Porque nem tudo se aprende nos livros.
Porque a casa deve ser lar, não sala de aula.

Assine. Partilhe. Faça a diferença.



Qual a sua opinião?

Esta petição foi criada em 18 outubro 2025
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
1 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.