Abaixo-assinado contra a Solução em Anel no Metro de Lisboa
Para: Metro de Lisboa
Lisboa precisa de um metro que sirva as pessoas, não que ande círculos!
Nós, cidadãos e utilizadores do Metro de Lisboa, vimos por este meio manifestar a nossa oposição à implementação da solução em anel, atualmente em curso, pelas seguintes razões:
1. Perda de eficiência da rede – O modelo em anel quebra a lógica radial da rede, prejudicando a fluidez e obrigando os passageiros a fazer mais transbordos desnecessários.
2. Impacto negativo nos utilizadores – A solução cria confusão no sistema de linhas, aumenta tempos de espera e penaliza sobretudo os passageiros que mais precisam do metro: aqueles que vêm diariamente para trabalhar, estudar ou aceder a serviços no centro da cidade.
3. Falta de transparência e participação pública* – A decisão foi tomada sem um debate alargado com especialistas independentes e sem ouvir devidamente os cidadãos.
O que defendemos
* A suspensão imediata do projeto de solução em anel.
* A reavaliação técnica independente do projeto, envolvendo especialistas em mobilidade e urbanismo.
* A definição de um plano de expansão do Metro de Lisboa que sirva *realmente* as necessidades da população e da cidade.
Lisboa precisa de um metro mais abrangente, eficiente e justo.
Se concorda, junte-se a nós e assine esta petição.