Queremos atualizar a ADSE!!
Para: Governo de Portugal, ADSE, Ministério da Presidência, Ministério das Finanças
Nós, contribuintes e beneficiários da ADSE, Solicitamos ao Governo de Portugal, ADSE, Ministério da Presidência, Ministério das Finanças que é tempo de repensar o futuro do nosso subsistema.
Muitos beneficiários têm partilhado as suas dificuldades e, perante os factos, três pontos são incontornáveis:
1. Regime Convencionado – continua a degradar-se e, em muitas regiões e especialidades, é de difícil acesso ou simplesmente não existe.
2. Tabelas de reembolsos – datam de junho de 2004. Passaram 21 anos (!) e permanecem desatualizadas, sem acompanhar a evolução da Saúde e os novos custos.
3. Papel dos Beneficiários – perante planos, relatórios, contas e saldos, temos de ser nós, beneficiários, a refletir e decidir que atos devem ser abrangidos pela ADSE, sempre com base na sustentabilidade, na solidariedade e na justiça. Afinal, somos sempre nós que pagamos a conta.
Não podemos continuar com um subsistema desajustado e desfasado da realidade e do tempo.
Se em algumas áreas ainda conseguimos respostas acessíveis e de qualidade no setor público, em muitas outras a situação é de difícil acesso ou de enorme demora. Por isso, para além da discussão sobre “pagar para poder escolher”, precisamos também de nos concentrar no essencial: disponibilidade, acessibilidade e tempos de resposta.
É urgente analisar, debater e reformar a ADSE – para que volte a ser um sistema atrativo, justo e sustentável.
|
Assinaram a petição
224
Pessoas
O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.
|