Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Criação de Memorial do Elevador da Glória

Para: Câmara Municipal de Lisboa, Carris, Museu da Carris

Todos tivemos infelizmente conhecimento da fatídica tragédia que no passado dia 3 de Setembro se fez sentir em Lisboa quando pelas 18h uma das cabines do Elevador da Glória perdeu contacto com o cabo, tendo deslizado em queda livre originando o seu descarrilamento na Calçada da Glória, causando muitos feridos e 16 Mortos, entre os quais o guarda-freio André Marques, que fez tudo o que estava ao seu alcance para frenar a cabine e evitar a tragédia, algo que se tornou inglório porque até os freios falharam. Sabemos que esta tragédia marca a história da Carris e da própria cidade. Famílias destruídas, sonhos por concretizar, amigos destroçados, colegas que não conseguem ultrapassar a sua ausência, filhos que não vêm mais os pais, ou pais que não vêm mais os filhos, enfim, uma série de factores que nos fazem não poder esquecer este fatídico dia.

Neste sentido, e como colega e amigo do André Marques, mas não esquecendo todas as outras vítimas, venho com esta petição, solicitar junto da Câmara Municipal de Lisboa, da Carris e do Museu da Carris, que em conjunto, e após terminadas as investigações, elaborem um projecto que vise a colocação da cabine resistente da tragédia no local onde ficou, junto à Praça dos Restauradores, como peça museológica e de Memorial em homenagem às vítimas deste pesadelo. Contando a sua história ao longo dos 140 anos, mas também deste trágico acidente.

Sabemos que inúmeros guias turísticos falam no Elevador e por certo milhares continuarão a acorrer ao local em busca de uma viagem que já não há! Em busca do sorriso simpático do André que já só resta nas nossas memórias. Com esta ideia, a cidade eterniza o André e todas as outras vítimas da tragédia.

Para vencer a colina nas circulações diárias, seria colocado um ascensor novo, ao estilo do da Graça entre a curva do Acidente e o Miradouro São Pedro de Alcântara, garantindo assim o transporte entre as extremidades. Esta seria sem dúvida uma grande homenagem, aquela que preferíamos nem sequer pensar, mas que não podemos nunca esquecer. Foi o André e mais 15, mas podia ser eu ou tu que estás a ler a petição.

Se Concordas com esta ideia, assina e partilha. Vamos eternizar todos aqueles que deixaram de estar fisicamente entre nós.



Qual a sua opinião?

Esta petição foi criada em 08 setembro 2025
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
955 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.