Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Petição pela continuidade do Relato à Dragão no FCP

Para: Exmo. Sr. Presidente do Futebol Club do Porto

Nós, adeptos e simpatizantes do Futebol Clube do Porto, vimos por este meio expressar o nosso profundo desagrado pelo término do Relato à Dragão.

Este projeto representava muito mais do que uma simples transmissão: era interativo, inclusivo e imersivo.

Interativo, porque permitia uma proximidade inédita com os adeptos, através da participação em direto e da partilha de opiniões e emoções.

Inclusivo, porque chegava a todos: adeptos no estádio, em casa ou espalhados pelo mundo, sem distinção, reforçando o sentimento de comunidade portista, incluindo a vantagem da narração audiodescritiva dedicada às pessoas com deficiência visual, o que torna um conceito único e pioneiro em Portugal.

Imersivo, porque transmitia a experiência do jogo de forma vibrante, transportando os ouvintes para dentro do relvado e para o ambiente único do Estádio do Dragão.

O trabalho desenvolvido com as Casas do FC Porto e no próprio estádio reforçava o sentimento de pertença e de união entre todos os portistas, independentemente da sua localização. Para além disso, o relato destacava-se pela paixão e entrega do narrador e comentador, sendo considerado por muitos um dos mais marcantes e envolventes a nível nacional.

Acreditamos que o Relato à Dragão com o Luís Mesquita e o David Guimarães contribuiu significativamente para aproximar o clube dos seus adeptos, valorizando a história e a mística portista, e que o seu fim representa uma perda para toda a nação azul e branca.

Por isso, apelamos à Administração do Futebol Clube do Porto para que reconsidere esta decisão e permita que o Relato à Dragão continue a dar voz e emoção às vitórias do nosso clube.

Deixamos ainda a sugestão de que o Relato à Dragão possa regressar ao Porto Canal, plataforma natural para manter viva esta ligação apaixonada entre adeptos e clube bem como nos canais digitais oficiais do clube.

Pelo Porto, pelo Dragão, pela nossa voz em campo!
O FCP somos nós, os adeptos!!!!



Qual a sua opinião?

Esta petição foi criada em 16 agosto 2025
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
1 050 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.