Basta de calamidades anuais — exigimos prevenção real contra os incêndios florestais
Para: Ex.mo Senhor Presidente da República, Ex.mo Senhor Primeiro-Ministro, Ex.mo Senhor Ministro do Ambiente e da Ação Climática, Ex.mo Senhor Ministro da Administração Interna, Ex.ma Assembleia da República
Todos os anos, Portugal arde. Todos os anos, o governo anuncia medidas que falham. E todos os anos, comunidades inteiras enfrentam o terror das chamas, da evacuação e da perda. Animais perdem os seus habitats e florestas inteiras são devastadas.
Esta petição exige mudança estrutural, prevenção contínua e respeito pela floresta, que é hoje mais vital do que nunca.
A floresta é vida — e está a desaparecer
As florestas portuguesas são muito mais do que paisagem. São reservatórios de biodiversidade, reguladores do clima, fontes de água, barreiras contra erosão e refúgio de comunidades rurais. Num tempo de crise climática, proteger a floresta é proteger o futuro. Mas em vez disso, deixamo-la ao abandono, à monocultura de eucalipto, e à mercê das chamas.
As medidas atuais não funcionam
Apesar dos milhões investidos em helicópteros, faixas de gestão de combustível e formação técnica, os incêndios continuam a devastar o país. As faixas não são mantidas. Os meios chegam tarde ou estão avariados. A gestão florestal é negligenciada. A cada verão, enfrentamos centenas de ignições suspeitas, muitas com mão criminosa, e nenhuma resposta eficaz.
O que exigimos:
-Fiscalização contínua e penas agravadas
-Investigações rápidas e públicas sobre fogo posto
-Penas mais duras para incendiários e redes organizadas
-Gestão florestal ativa e descentralizada
-Limpeza de matos durante todo o ano
-Incentivos à diversificação florestal (menos eucalipto, mais espécies autóctones)
-Apoio à silvicultura sustentável e à economia rural.
-Transparência e prestação de contas
-Relatórios mensais sobre ignições, meios mobilizados e zonas críticas
-Auditoria independente às verbas do Plano de Recuperação e Resiliência
-Envolvimento das comunidades locais
-Apoio real às brigadas de vigilância rural
-Formação e recursos para autarquias e populações em zonas de risco
Chega de esperar pelo próximo verão!
Esta petição é um grito coletivo: não queremos mais viver com medo, todos sabemos que quando o Verão chega, Portugal vai arder, todos vemos que isto é um negócio lucrativo para alguém, está na hora de dizer basta! Queremos um país que previne, que protege, e que respeita, não só a sua população, mas a sua floresta, porque proteger a floresta é proteger a vida.
|
Assinaram a petição
248
Pessoas
O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.
|