Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Petição Pública: Melhoria Urgente do Sistema GIRA em Lisboa

Para: Todas as pessoas que utilizem o sistema de bicicletas partilhadas gira em Lisboa e outros que tenham interesse nestas causas de mobilidade urbana em bicicleta

Petição dirigida às respetivas entidades de Lisboa: EMEL, Câmara Municipal de Lisboa e ao Sr. Presidente da Câmara, Dr. Carlos Moedas

Lisboa precisa de se aproximar do padrão de outras cidades europeias, onde, na sua maioria, existem sistemas de bicicletas partilhadas que são simples, intuitivos e acessíveis a todos — tanto para residentes como para turistas.

Como utilizador regular de bicicleta, já tive oportunidade de experimentar esses sistemas em várias cidades europeias. A experiência tem sido sempre positiva: fácil de usar, fiável e eficiente. Em contraste, a situação em Lisboa é bastante diferente. O serviço de bicicletas partilhadas apresenta sérias limitações, com uma utilização pouco intuitiva, falhas frequentes e uma aplicação que não cumpre o que promete — como, por exemplo, a opção de aluguer diário, que, apesar de estar disponível na app, simplesmente não funciona, mesmo após várias tentativas.

Perante este cenário, torna-se urgente e necessário garantir:

Um sistema de bicicletas partilhadas funcional, fiável e moderno, que responda às necessidades de mobilidade urbana sustentável, esteja ao nível das melhores práticas europeias e seja verdadeiramente acessível a todos.


Neste momento, o sistema GIRA falha de forma sistemática em todos estes pontos. Há cerca de 1 ou 2 anos que se fala na criação de uma nova aplicação, no entanto até ver nada aconteceu e esta está cada vez pior, onde inclusive acredito que alguns utilizadores desistiram deste meio de transporte devido à complicações e irritações diárias que isto causa.

Sendo claro que também em sintonia tem de extender o percurso das ciclovias na cidade e melhorar as ciclovias já existentes tornando-as mais seguras e bem conectadas
________________________________________
Problemas graves com o sistema GIRA:
1. Aplicação digital deficiente
• A aplicação exige login constante e é extremamente lenta.
• Falha frequentemente ao abrir ou reconhecer a localização..
• Muitas vezes há várias bicicletas "ativas", mas só uma está de facto disponível.

2. Problemas mecânicos recorrentes
• Bicicletas com travões danificados, sem selim, com bateria descarregada ou mudanças avariadas.
• Situações perigosas para o utilizador, que aumentam o risco de acidentes.

3. Docas e estações com falhas
Bicicletas na estação (sinalizadas a verde), mas não permite a sua utilização através da aplicação, por exemplo, apenas é possível retirar um bicicleta de 7 supostamente disponíveis.
• Estações com vagas que aparecem como “indisponíveis”, impossibilitando deixar a bicicleta naquela estação e obrigar a ter de ir procurar outra mais longe e obrigar a fazer grandes deslocações.
• Docas avariadas que impedem o encaixe da bicicleta.
• Em muitos casos, mesmo após devolver a bicicleta, o tempo de aluguer continua a contar — gerando cobranças injustas visto que passa o período gratuito de 45 minutos, originando saldo negativo e bloqueio do serviço.

4. Atendimento ao cliente ineficaz
• Linha de apoio com tempos de espera longos e respostas ineficazes. (ao resolver muitos dos problemas acima referidos evitam-se chamadas constantes diárias de vários utentes a reclamar e milhares de chamadas por mês com situações facilmente resolvidas com um novo sistema gira que seja funcional)
• Reclamações por telefone ou e-mail muitas vezes sem resolução.
• Em muitos casos, só o uso do Livro de Reclamações leva a algum tipo de resposta por parte da EMEL

5. Limitações sem justificação
• Proibição de uso das bicicletas entre as 2h e as 6h da manhã, mesmo em zonas residenciais onde não há qualquer motivo de segurança.
• Estações novas que demoram meses a entrar em funcionamento, sem explicação.

6. Ciclovias mal planeadas
• Vias cicláveis que terminam abruptamente, sem continuidade.
• Paragens de autocarro colocadas em cima das ciclovias, obrigando os ciclistas a desviar-se de forma perigosa.
________________________________________
Exemplo claro da falência do sistema:
Há cerca de dois anos, um jovem estudante, Afonso Hermenegildo, de 19 anos, farto da frustração com a aplicação oficial da GIRA, decidiu com amigos criar uma app alternativa a Mgira— muito mais funcional, leve e rápida. É essa aplicação, não oficial, que muitos utilizadores utilizam diariamente desde então. Sem ela, grande parte teria já desistido.

Não basta fazer marketing com promessas vazias.
A imagem recente do Presidente da Câmara, Carlos Moedas, acompanhado do Primeiro-Ministro, Luís Montenegro, a fazerem um desfile de bicicleta GIRA do Terreiro do Paço até Cascais no passado dia 03 junho 2025. É o reflexo do problema: uma ação de propaganda desconectada da realidade diária dos utilizadores.
Queremos soluções reais, não sessões fotográficas.

________________________________________
O que exigimos:
1. Reformulação imediata da aplicação GIRA, com funcionamento estável e intuitivo. (Discutir seriamente eventuais soluções com o jovem Afonso Hermenegildo e colegas que o ajudaram, que criou a aplicação concorrente Mgira. Integrá-lo numa nova plataforma da gira e oferecer-lhe a contrapartida monetária pelo seu serviço público ao melhorar algo que não funciona e fazer acreditar que ainda vale a pena utilizar as bicicletas da gira através da sua aplicação)

2. Manutenção preventiva e correção rápida de avarias nas bicicletas.

3. Sistema transparente de contagem de tempo e cobrança, com alertas claros ao utilizador.

4. Apoio ao cliente acessível e eficaz, com equipas de resposta rápida.

5. Revisão do horário noturno, permitindo o uso generalizado durante a madrugada.

6. Melhor planeamento e expansão da rede ciclável, com ciclovias contínuas e seguras.

7. Melhorar interseções entre ciclovias e paragens de autocarro, criar caminhos devidamente separados.

________________________________________
Com as eleições autárquicas à porta:
É tempo de exigir compromissos sérios. Quem defende uma Lisboa moderna, acessível e com mobilidade sustentável deve mostrar isso no seu voto — escolhendo representantes que tratem a mobilidade como prioridade, e não como oportunidade de campanha.
________________________________________
Assina esta petição. Partilha com quem usa a GIRA. E exige uma cidade mais justa, moderna e eficiente para quem se desloca de forma sustentável.




Qual a sua opinião?

Esta petição foi criada em 31 julho 2025
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
160 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.