Fim da Obrigatoriedade de Contactar a Saúde 24 Antes de Recorrer a Serviços de Urgência
Para: Ex.mo senhor presidente da república, assembleia da república, primeiro ministro.
Petição Pública: Fim da Obrigatoriedade de Contactar a Saúde 24 Antes de Recorrer a Serviços de Urgência
Nós, cidadãos portugueses, exigimos o fim da obrigatoriedade de contacto com a linha Saúde 24 como condição prévia ao acesso aos serviços de urgência do Serviço Nacional de Saúde.
A nossa exigência baseia-se nos seguintes argumentos:
- O Estado tem a obrigação constitucional de garantir cuidados de saúde universais e acessíveis, sem barreiras adicionais que ponham em causa a rapidez de resposta.
- A obrigatoriedade de ligar para a Saúde 24 introduz um filtro automatizado e rígido, frequentemente gerido por algoritmos e protocolos padronizados, que nem sempre refletem a gravidade real das situações clínicas.
- Muitos cidadãos relatam frustração com o processo, sentindo que a linha desencoraja ou adia o acesso aos cuidados urgentes.
- Pagamos impostos justamente para ter um sistema de saúde funcional, humano e eficaz — não para sermos travados por burocracias desnecessárias.
?? Esta petição não é contra os profissionais de saúde, que reconhecemos e respeitamos, mas sim contra uma política que, na prática, acaba por comprometer o direito de acesso oportuno à saúde.
Defendemos um sistema onde a chamada para a linha Saúde 24 seja uma opção recomendável — nunca uma obrigatoriedade.
|
Assinaram a petição
2
Pessoas
O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.
|