Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Novo Hospital para Aveiro – Por uma Resposta de Excelência em Saúde

Para: Ex.mo Senhor Presidente da Assembleia da República, Ex.mos Senhores Deputados da Assembleia da República

Novo Hospital para Aveiro – Por uma Resposta de Excelência em Saúde



Ex.mo Senhor Presidente da Assembleia da República,

Ex.mos Senhores Deputados da Assembleia da República

Ex.mo Senhor Primeiro-Ministro (eleito por Aveiro)

Ex.mos Senhores Autarcas da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA)



Aveiro e o seu ecossistema da saúde tem necessidade de uma infraestrutura capaz de responder às crescentes necessidades da população, às exigências da medicina moderna e aos desafios estratégicos da coesão territorial. Esta petição visa despertar consciências e mobilizar vontades no novo Parlamento nacional, o Primeiro-Ministro eleito por Aveiro, envolvendo os futuros autarcas da CIRA.

1. NECESSIDADE ESTRUTURAL URGENTE
O Hospital Infante D. Pedro, embora tenha servido a região ao longo de décadas, encontra-se atualmente sobrecarregado, envelhecido e limitado em termos de capacidade e especialidades clínicas. A pressão sobre os serviços de urgência, os tempos de espera excessivos e a dificuldade de resposta em várias áreas clínicas evidenciam a necessidade imediata de compromisso para a construção de uma nova infraestrutura hospitalar que garanta cuidados de saúde de excelência.

2. NOVA REALIDADE ACADÉMICA E CIENTÍFICA
Com a criação do curso de Medicina na Universidade de Aveiro, a região tornou-se um pólo estratégico de formação médica e investigação biomédica. Esta é uma nova realidade que exige um hospital universitário moderno, capaz de acolher estudantes, médicos internos, investigadores e profissionais altamente qualificados, promovendo a inovação e a retenção de talento.

3. MODERNIZAÇÃO E HUMANIZAÇÃO DE CUIDADOS DE SAÚDE
Um novo hospital permitirá a instalação de novas especialidades médicas e cirúrgicas, hoje ausentes da região, evitando deslocações para centros urbanos distantes. Permitirá também respostas mais rápidas, humanizadas e tecnologicamente avançadas, com melhores condições hoteleiras, de internamento e de apoio à família dos utentes.

4. INFRAESTRUTURAS E ACESSIBILIDADE
A atual unidade apresenta sérias limitações de acessibilidade, circuitos logísticos desajustados e condições de estacionamento e mobilidade pouco eficientes. Um novo equipamento hospitalar, desenhado com critérios de sustentabilidade ambiental, eficiência energética e acessibilidade universal, permitirá capacitar a região de Aveiro para a resposta aos utentes para os próximos 50 anos.

5. DESENVOLVIMENTO REGIONAL E JUSTIÇA SOCIAL
Aveiro é a única capital de distrito sem um Hospital que responda às necessidades e exigências dos cuidados de saúde atuais. Investir num novo hospital em Aveiro é também um ato de justiça social e territorial, garantindo que às populações do litoral centro do país o acesso aos mesmos recursos de saúde que são hoje uma realidade de outras regiões metropolitanas. Trata-se de um investimento na equidade do SNS, no desenvolvimento económico local e na coesão do território nacional.

6. MUDANÇA NO ECOSSISTEMA DE SAUDE
A construção de um novo hospital não pode ser avaliada apenas como um investimento em infraestruturas, constituindo um passo decisivo na transformação do ecossistema regional de saúde. Este novo equipamento poderá ser o nó central de uma rede integrada de cuidados, articulada com centros de saúde, unidades de cuidados continuados, domicílios e serviços de proximidade à população. Deve nascer como um hospital digital e sustentável, aberto à inovação clínica, tecnológica e organizacional, com foco na prevenção, na formação médica, na investigação e na literacia em saúde. Aveiro pode e deve ser parte dos líderes desta nova visão para o sistema de saúde em Portugal.

7. VONTADE DA COMUNIDADE
Esta petição representa a vontade expressa da comunidade civil, autárquica, académica e profissional de saúde da região. Há um amplo consenso social sobre a urgência desta decisão, sendo fundamental que o poder legislativo e executivo a reconheçam como prioridade nacional.

AVEIRO MERECE, A REGIÃO EXIGE, A SAÚDE PÚBLICA PRECISA.

Quem habita na região de Aveiro partilha uma memória de experiências na procura de cuidados de saúde que exige uma postura pró-ativa na busca de soluções. Os incêndios ocorridos em Setembro passado, por exemplo, em que o fecho da A25 e da N109 impediu o acesso ao Hospital de Aveiro, tendo os utentes sido enviados diretamente para Coimbra. Em situações de emergência e em hora de ponta, as vias rápidas de e para os Hospitais são uma necessidade que urge concretizar na região de Aveiro.


Os abaixo-assinados, cidadãos portugueses e utentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS), vêm por este meio solicitar à Assembleia da República e ao Governo de Portugal que a construção de um novo hospital na região de Aveiro, capaz de responder às crescentes necessidades da população, às exigências modernas da medicina e aos desafios estratégicos da coesão territorial seja um compromisso assumido com caráter de urgência.

Assine esta petição e junte-se a esta causa por uma saúde mais próxima, justa e preparada para o futuro. Aveiro merece. Portugal precisa.




Qual a sua opinião?

Esta petição foi criada em 01 julho 2025
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
157 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.