Revisão urgente do zonamento EMEL nos Olivais
Para: Câmara Municipal de Lisboa, Assembleia Municipal de Lisboa, Junta de Freguesia dos Olivais, Assembleia de Freguesia dos Olivais, EMEL - Empresa de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa
Excelentíssimos senhores:
O bairro dos Olivais tem características bem diferenciadas de todos os outros bairros de Lisboa.
Sendo um bairro fundamentalmente residencial tem o comércio e serviços agrupados em núcleos.
A divisão efetuada pela EMEL para o estacionamento não contemplou esta realidade ao dividir o bairro em 9 zonas.
Os dísticos permitem o estacionamento na própria zona e numa das zonas adjacentes à escolha.
Quem vive nas zonas 17F, 17H e 17J não pode escolher a 17B onde se encontra o Centro de saúde por não ser adjacente. O mesmo para outros Serviços importantes como o Serviço de Finanças e a Junta de Freguesia que estão na zona 17C.
O mesmo acontece com o acesso aos Bancos cuja maioria se situa nos Olivais Sul.
Sendo um bairro familiar, há várias gerações da mesma familia no bairro.
A maioria, estando em zonas diferentes terão que optar entre visitar a familia ou ir ao Centro de Saúde/Serviços. No entanto os residentes da zona 17F podem escolher ir às compras a Alvalade porque são zonas adjacentes.
Temos consciência que algo tem que ser feito em relação ao estacionamento abusivo dos Olivais: Frotas de Rent-a-car, TVDE e de caravanas para aluguer, residentes na periferia de Lisboa que aqui deixam os carros para apanharem o metro, e também, dada a proximidade do Aeroporto, serve de estacionamento prolongado a quem vai viajar ou aos carros particulares dos trabalhadores do aeroporto.
Não somos contra a EMEL, apenas não concordamos com a divisão em tantas zonas, nem com o nº de lugares estabelecidos, por exemplo: para as zonas 17G, 17H, 17I e 17J contemplam 1500 estacionamentos com apenas 200 para residentes?
Os prédios do Olivais Shopping têm estacionamento, mas são os únicos. Só nessa envolvente, zona 17H, residem mais que 200 familias. Como é possível contemplar apenas 200 lugares para 4 zonas?
Pedimos a revisão urgente do zonamento dos Olivais, para apenas DUAS zonas, de forma a que contemplem a divisão natural do bairro como sempre foi: Olivais Norte e Olivais Sul, e que façam um levantamento efetivamente do nº de fogos e atribuam tantos lugares de residentes quantos os fogos de cada rua.
|
Assinaram a petição
209
Pessoas
O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.
|