Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Petição em prol de mais segurança no cruzamento da Moita do Poço - Turquel

Para: Municipio de Alcobaça

Exmo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça,

na qualidade de moradores na localidade da Moita do Poço, colaboradores e clientes de empresas e demais população que invariavelmente tem de utilizar este cruzamento, vimos apelar ao Senhor Presidente do Município de Alcobaça que tome medidas urgentes no cruzamento da Moita do Poço, em prol da segurança dos munícipes.

O cruzamento em questão ao Km86 tem sido local de sucessivos acidentes com consequências trágicas, incluindo perdas irreparáveis de vidas humanas. Trata-se de um cruzamento com uma afluência diária elevada e com um histórico de sinistralidade gravíssima.

Perante este cenário, todos os organismos públicos com poder decisivo na matéria são co-responsáveis pela persistência do perigo que se verifica diariamente. A omissão perante os sucessivos acidentes, alguns fatais, traduz-se numa falha grave no dever de proteger a vida dos cidadãos.

Exige-se, por isso, uma atuação célere, coordenada e eficaz que previna novas tragédias e honre a memória de quem já perdeu a vida no local e/ou já ficou com lesões.

Pedimos a implementação de soluções eficazes para aumentar a segurança rodoviária neste ponto crítico, prevenindo novos acidentes e protegendo a vida de quem por ali circula e não tem quaisquer alternativas de percursos.

Não podemos permitir que mais famílias sejam destruídas pela inação e passividade.
  1. Actualização #1 Informação

    Criado em 13 de julho de 2025

    No dia 7 de Julho, fomos recebidos pelo Presidente da Câmara de Alcobaça, Sr. Herminio Rodrigues e pelo seu assessor. Segundo os mesmos, há pouco tempo reuniram com o Sr. Vítor Sequeira, Gestor Regional na Infraestruturas de Portugal. Foram informados que não existiam quaisquer registos de acidentes, tanto no cruzamento, como no troço Moleanos - Turquel. Como assim?! Na sequência, o Presidente da Câmara pediu um relatório dos acidentes ocorridos nos últimos meses à GNR - Comando Territorial de Leiria. Aguarda o recebimento do mesmo, sendo que, foi assumido o compromisso de agendar novamente uma reunião com o Sr. Vitor Sequeira, mas desta vez, a acontecer no terreno, nomeadamente, no cruzamento em questão. Ser-nos-á comunicada a data e hora para que estejamos presentes, quem esteja disponível, de modo a reforçarmos a necessidade de serem tomadas as devidas medidas de segurança. Esperamos que sejam diligentes e breves neste processo.




Qual a sua opinião?

Esta petição foi criada em 02 junho 2025
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
372 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.