Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Petição Ruas e passeios mais seguros em Vila Nova da Barquinha

Para: Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha

Nós, cidadãos abaixo-assinados, moradores na zona central de Vila Nova da Barquinha, vimos, publicamente, demonstrar a nossa preocupação com a situação cada vez mais perigosa que se vive diariamente na referida zona, nomeadamente na rua Alfredo Martinho da Fonseca, Largo do Chafariz, Rua Dr. Barral Filipe e Travessa dos Descobrimentos, no que diz respeito à falta de passadeiras devidamente assinaladas e de lombas de redução de velocidade. Esta situação há muito conhecida pelo executivo, não só por observação direta, como por email enviado em junho de 2024, ainda não foi solucionada.
Esta zona sempre teve muito trânsito, mas vários fatores contribuíram para piorar a situação, a saber:
— a alteração do sentido do trânsito, tornando uma das ruas de sentido único, e aumentando o volume do tráfico;
— as obras no Largo Infante Santo, que diminuíram os passeios e apagaram a anterior passagem de peões;
— a crescente atração turística exercida pelo Parque Ribeirinho, fazendo com que centenas de pessoas procurem esta zona, sobretudo ao fim de semana e quando está bom tempo, aumentando exponencialmente o número de carros que passam nestas ruas que conduzem ao parque.

Diariamente, nós, moradores, assistimos a um fluxo contínuo de automóveis a passarem a alta velocidade, por diversas vezes ocorreram situações de quase atropelamento, havendo diversos testemunhos de tal. Há inúmeras crianças e pessoas de idade a viverem nesta zona e receamos a todo o momento que um acidente grave tenha lugar. Há moradores cujas portas dão diretamente para a estrada e torna-se um perigo sair de casa a determinadas horas.
Não há nenhum sinal STOP, nenhuma lomba, nenhum painel de aviso, nenhum semáforo a limitar a velocidade, nem há nenhuma passadeira numa longa extensão nesta zona. Os passeios, além disso, estão deteriorados pelas raízes de árvores que, apesar de bonitas, danificam de tal forma a calçada que impedem a passagem de pessoas, carrinhos de bebés, pessoas com mobilidade reduzida, etc. Relembramos que esta é uma zona onde há muitos transeuntes, como é o caso dos utentes do Centro de Saúde, dos pais que vão para o Jardim de Infância, dos turistas que vão para o parque, dos moradores, etc.

Não entendemos como uma vila tão bonita e apelativa, com uma estrada principal atrativa e bem organizada, um parque lindíssimo, casas recuperadas, não tem um arruamento conveniente e seguro numa das zonas de maior passagem. Tememos a qualquer momento um acidente grave.
As obras de requalificação do Largo Infante Santo tinham como objetivos inicialmente definidos, e que consultámos no website da Câmara Municipal (em: http://www.cm-vnbarquinha.pt/index.php/noticias/227-urbanismo/562-requalificacao-do-largo-infante-santo-arranca-em-setembro?lang=pt, por exemplo), entre outros:
— Tornar a zona utilizável por peões;
— Promover a melhoria geral da mobilidade, salvaguardando as necessidades específicas de pessoas com mobilidade condicionada.
Uma vez que estas obras se destinavam, entre outras razões, a «privilegiar a utilização pedonal do espaço a intervencionar», vimos manifestar a nossa incompreensão pelo facto de a zona estar com menos mobilidade para peões do que antes.

Em suma, gostaríamos, por conseguinte, que houvesse uma passagem de peões (ou mais) devidamente assinalada, lombas de redução de velocidade, sinais de trânsito de moderação de velocidade e alerta de passagem de peões, passeios em boas condições de transitabilidade.
Em razão do acima exposto, esperamos que a sua Excelência, Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha, Dr. Fernando Freire, demonstre o máximo empenho e a máxima urgência em resolver a situação, cumprindo assim a sua obrigação primordial de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população. Cremos que a Câmara Municipal e o Pelouro do Urbanismo saberão, com certeza, encontrar a melhor e mais célere solução para a resolução deste problema urgente, antes que uma situação trágica ocorra.



Qual a sua opinião?

Esta petição foi criada em 01 junho 2025
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
12 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.