Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Pela recuperação dos nomes tradicionais das personagens de Astérix nas edições portuguesas

Para: Editora ASA, Grupo LeYa

Os abaixo-assinados, leitores e admiradores da série Astérix, o Gaulês, vêm por este meio manifestar a sua oposição à decisão da Editora ASA de alterar os nomes das personagens e dos títulos nas edições portuguesas da obra, desde 2005.

A substituição de nomes consagrados — como Panoramix, Assurancetourix ou Abraracourcix — por versões reinventadas, sob o pretexto de uma alegada adaptação cultural, representa uma rutura com décadas de leitura, memória coletiva e fidelidade à obra original.

Os nomes das personagens de Astérix fazem parte da riqueza literária e humorística da série, com trocadilhos inteligentes e referências culturais que não devem ser banalizadas ou reescritas. A tradição editorial portuguesa já dispunha de traduções eficazes e criativas, perfeitamente compreensíveis e respeitadoras da matriz da obra.

Exigimos, por isso, que a Editora ASA:

Reponha os nomes tradicionalmente usados nas traduções portuguesas anteriores;

Ou, alternativamente, passe a incluir os nomes originais em notas explicativas, salvaguardando a integridade da obra e a compreensão do leitor.


Com esta petição, pretendemos restaurar o respeito por uma obra que marcou gerações e garantir que futuras edições mantenham a coerência cultural, linguística e artística de Astérix em Portugal.



Qual a sua opinião?

Esta petição foi criada em 03 maio 2025
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
11 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.