Queremos Água Limpa Já!
Para: Presidente da Câmara Municipal do Seixal, Assembleia Municipal do Seixal, ERSAR (Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos), Ministério do Ambiente e da Acção Climática
Nós, cidadãos e residentes do concelho do Seixal, especialmente da freguesia de Santa Marta do Pinhal, vimos por este meio exigir medidas urgentes e eficazes para resolver os graves problemas na qualidade e fornecimento de água que nos afetam há mais de uma década.
A água fornecida apresenta frequentemente uma cor castanha, turva, com mau cheiro e sabor, tornando-se imprópria para consumo humano. Para além disso, os cortes constantes no abastecimento, muitas vezes sem aviso prévio, prejudicam a qualidade de vida da população e põem em risco a saúde pública.
No passado dia 28 de Abril, durante o apagão elétrico que afetou várias zonas do país, a situação tornou-se ainda mais gritante: em Santa Marta do Pinhal, a água esteve cortada o dia inteiro, sem qualquer explicação ou previsão de reposição. A eletricidade voltou antes da água, algo que revela o total desleixo das entidades responsáveis pela gestão deste serviço essencial.
É inaceitável que num país desenvolvido, e num concelho que tem assistido a um crescimento urbano significativo, se continue a tratar um bem essencial como um luxo.
Exigimos:
Investimento imediato na renovação das infraestruturas de abastecimento;
Monitorização transparente e regular da qualidade da água, com publicação pública dos resultados;
Comunicação clara e atempada em caso de interrupções;
Responsabilização das entidades gestoras e reguladoras pelos falhanços recorrentes.
Chega de promessas vazias e de silêncio político sobre este tema.
Água limpa e contínua é um direito. Não um privilégio.
|
Assinaram a petição
102
Pessoas
O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.
|