Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Mais voos, menos pernoitas, menos isolamento para os residentes das ilhas do grupo ocidental dos Açores

Para: Exmo. Sr. Presidente da Assembleia Legislativa Regional dos Açores e Conselho de Administração da SATA

Caros residentes,

Como é do conhecimento dos residentes deslocarmo-nos entre ilhas e, sobretudo, entre as ilhas do grupo ocidental e as principais cidades portuguesas, Lisboa e Porto, tem sido desafiante. O número de escalas a aumentar, os preços dos bilhetes de avião a subir, o subsídio de mobilidade cheio de burocracia são alguns dos exemplos das adversidades sentidas nestes últimos tempos. É grave e discriminatório existirem dias consecutivos em que não existem voos disponíveis para sair ou entrar nas ilhas do grupo ocidental.
Para além disso, o número de voos em que é possível sair do continente português e chegar às ilhas do grupo ocidental no mesmo dia, ou seja, sem a necessidade de pernoitar noutra ilha (maioritariamente na Ilha de São Miguel) é escasso. Neste momento, no mês de Junho, por exemplo, o domingo é o único dia em que é possível sair da cidade do Porto e chegar às ilhas do grupo ocidental no mesmo dia. Isto obriga a que os passageiros pernoitem, sem assim o desejarem, noutra ilha, para que possam chegar ao seu destino final. Há toda uma logística e custo associado a esta pernoita imposta. Convém também relembrar que mesmo que as horas entre os voos sejam poucas a opção de esperar no aeroporto não se encontra disponível, pois os aeroportos da região encerram durante a noite. Uma vez mais, os lesados são os residentes das ilhas do grupo ocidental que têm que acarretar com a perda de tempo e dinheiro.
No seguimento destas dificuldades, que têm vindo a aumentar ao invés de diminuir, na inexistência de medidas para mitigar estas situações, considero que esta é uma realidade, pelos inconvenientes que traz, sobretudo aos residentes, mais do que válida para instigar o governo dos Açores a dar uma resposta e promover medidas no sentido de colmatar esta situação e tratar os Açorianos de forma igualitária.
Assim sendo, convido todos os que consideram esta situação problemática e que pretendem uma solução para a mesma a assinar este abaixo-assinado, para assim, termos mais voz e força de forma a conseguirmos chegar a nossa frustração a quem de direito, caminhando, desta forma, no esbatimento das desigualdades e dificuldades hoje sentidas pelas pessoas que se encontram afectadas por esta que é (mas que não tem, nem deve ser) a nossa realidade.



Qual a sua opinião?

Esta petição foi criada em 27 abril 2025
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
67 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.