Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Petição contra o encerramento da Creche Santa Teresa do Menino Jesus do Centro Social e Paroquial de Almada e reabertura do Berçário.

Para: Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social

Excelentíssima Senhora Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Maria do Rosário Palma Ramalho
Petição contra o encerramento da Creche Santa Teresa do Menino Jesus, pertencente ao Centro Social e Paroquial de Almada e reabertura do Berçário.

A presente petição tem como objetivo travar o encerramento da Creche mencionada, bem como a reabertura do berçário, uma vez que constitui uma das poucas opções dos pais de Almada, para integrar os seus bebés e crianças numa Instituição de Ensino. Sabe-se que o motivo pelo qual a Direção pretende encerrar a mesma é a construção de um lar de idosos de luxo, com apenas dezanove vagas.
Tal como é referido no site público da Instituição, "A Creche Santa Teresa do Menino Jesus, localizada na rua Cândido Capilé´ n.º 21, em Almada, e´ uma instituição socioeducativa que acolhe 80 crianças entre os 4 e os 36 meses. Construída em 2005, mantém uma aparência exterior “surpresa” com sua cor cinzenta contrastando com as cores alegres de cada piso. O edifício possui 3 pisos com 6 salas, refeitório, gabinete médico, e espaço exterior para brincadeiras.
Cada piso tem duas salas identificadas com o nome de patronos, como S. João Batista e Madre Teresa de Calcutá´.
Além disso, o piso mais baixo e´ utilizado durante as refeições das crianças mais crescidas, conectando-se ao jardim público e permitindo saídas pedagógicas. O local também abriga espaços para atividades festivas, reuniões, e conta com áreas administrativas como a sala da direção técnica, gabinete médico, e lavandaria.
Cerca de duas dezenas de colaboradoras desempenham suas funções diárias na Creche."

Conforme mencionado pela própria Instituição, a creche conta com cerca de vinte funcionários(as), responsáveis pelos cuidados e desenvolvimento das crianças que frequentam a creche. Trata-se de oitenta vagas de crianças e vinte postos de trabalho que serão extintos.

É do conhecimento geral da Paróquia, uma vez que foi mencionada por diversas vezes durante a missa, pelo Senhor Padre da Paróquia de Almada, a intenção de encerrar a creche para dar lugar a um lar de idosos.
De referir que a Instituição já conta com o Lar de S. Tiago, que de acordo com o site público da Instituição, é uma estrutura residencial para pessoas idosas (ERPI) com capacidade para 50 residentes.
De acordo com esta informação é verdade que deixarão de cobrir oitenta vagas de crianças e cerca de vinte postos de trabalho para substituí-las por apenas dezanove vagas para idosos, sendo que dispõe já de, pelo menos, outras cinquenta vagas para idosos no lar já existente.
A Instituição nada informou até à data, sendo apenas certo que as inscrições para o berçário não abrirão no próximo ano letivo.

Esta atitude revela desrespeito para com os paroquianos, pais das crianças que frequentam a Instituição, que sem aviso prévio se vêm obrigados a integrar os filhos em Instituições privadas ou longe de casa para que as mesmas iniciem já o percurso na escola onde irão permanecer, sob ameaça de encerrar outras salas da Instituição ou a totalidade desta, ainda durante o próximo ano letivo, também dito em locais como as missas pelo Senhor Padre.
É de conhecimento geral que a Segurança Social, I.P. paga, neste momento, um valor por cada criança abrangida pela Creche Feliz, no entanto esse valor pago é certamente inferior ao valor que será cobrado para uma vaga de um idoso num lar de luxo de dezanove vagas.

Este projeto almejado pela Direção da Instituição encontra-se a ser acompanhado pelo Centro Distrital da Segurança Social, I.P., responsável pelo território, no entanto, continua a ser dito nas missas que o objetivo é transformar a creche num lar, as inscrições do berçário não abriram para o próximo ano letivo, continuam as ameaças de encerrar a creche de forma definitiva durante o próximo ano letivo, estando as funcionárias estão na eminência de ir para o desemprego ou realocadas dentro de diferentes áreas/ funções, sendo estas especializadas em crianças e não em idosos.

Assim, pelas razões expostas e em nome das crianças que serão lesadas, a presente petição vem pedir à Senhora Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Maria do Rosário Palma Ramalho, que tome as medidas necessárias para travar o encerramento de mais uma das poucas instituições com vagas e capacidade para ensinar, acompanhar e apoiar as nossas crianças por meio dos profissionais incríveis com que a Instituição conta. Em prole das nossas crianças.
Pretendemos reunir o máximo de assinaturas para que seja comprovada a importância que esta creche tem na comunidade, e que de alguma forma sirva para travar o seu encerramento.

Pedimos a colaboração de todos os pais cujos filhos usufruem da creche, paroquianos e habitantes de Almada, para que se unam nesta causa e ajudem.
Agradecemos ainda a colaboração de todos os restantes elementos que concordem com esta causa e de alguma forma se revejam ou considerem justo travar o encerramento da creche, principalmente, conhecendo o objetivo que motiva este encerramento.





Qual a sua opinião?

Esta petição foi criada em 23 abril 2025
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
132 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.