Sessão Solene do 25 de Abril em Évora
Para: Mesa da Assembleia Municipal de Évora
As cidadãs e cidadãos abaixo-assinados vêm por este meio demonstrar o seu desagrado pela não convocação de uma Sessão Solene da Assembleia Municipal de Évora para assinalar o 25 de Abril.
Consideramos que faz todo o sentido evocar os valores de Abril, relembrando a história da resistência à ditadura e ao colonialismo, convocar a memória e a atualidade dos dias da Revolução, de transformação e de esperança que deram origem à democracia portuguesa, e contra a opressão.
Devemos celebrar as conquistas da Liberdade e dos direitos fundamentais que foram adquiridos, nomeadamente na saúde, que proporcionou a criação do Serviço Nacional de Saúde, na educação, que deu lugar à criação da Escola Pública, no direito à habitação e nos direitos dos trabalhadores, dando lugar a uma maior dignidade para quem trabalha. O 25 de abril não é apenas importante como data simbólica, mas também como um processo de transformação social que modelou o nosso presente. A vitória da liberdade e da democracia contra o fascismo e a opressão permitiram a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e fraterna.
Num momento da nossa história colectiva em que tantas forças lançam a sua sombra de regressão política, social e civilizacional, num ataque frontal às conquistas de Abril, manter viva esta celebração é continuar a defender a Constituição da República de Abril.
As Sessões Solenes de anos transatos dignificaram Abril e permitiram a expressão de diferentes visões no campo democrático. Visões que engradecem Abril, e que reforçam a ideia de que esta data não é de ninguém em particular, mas de todos os que se colocam do lado da democracia e da liberdade.
Como eborenses consideramos que Évora merecia que o 25 de Abril fosse evocado através de uma Sessão Solene e esperamos que tal falha não se volte a repetir nos próximos anos.