Situação de mãe e filha de Ermesinde sem água
Para: Câmara Municipal de Valongo, Junta de Freguesia de Ermesinde
Exmo. Senhor Presidente da Assembleia da Câmara de Valongo
Exmo. Senhor Presidente da Assembleia da Junta de Freguesia de Ermesinde
Vimos por este meio propor a votação, nas assembleia da Câmara de Valongo e da Junta de Freguesia de Ermesinde, a nomeação oficial do lavadouro localizado na Rua de Ermesinde para:
Lavadouro Augusto Teixeira
Este gesto, será em honra do solidário e corajoso Sr. Augusto Teixeira, que se ofereceu gratuitamente para realizar a tarefa de transporte de água durante vários meses a uma família da nossa cidade.
Utilizou a sua carrinha para duas freguesas de Ermesinde, uma mãe e uma filha de 13 anos - a Sra. Andreia Pereira e a pequena Laís.
Na ocasião, estas duas freguesas iam buscar a pé todas as semanas, dezenas de garrafões de água a este lavadouro, percorrendo mais de um quilómetro por cada trajeto, passando pela Rua Portocarreiro, pela passagem inferior sob a linha férrea, conhecida pejorativamente por túnel da choca e terminando depois no lavadouro da Rua de Ermesinde.
Este ato de generosidade e sacrifício deve ser reconhecido publicamente, não só para eternizar o gesto do Sr. Augusto Teixeira, mas também para inspirar toda a população a adotar comportamentos cívicos de solidariedade e coragem, que são fundamentais para o fortalecimento do espírito comunitário.
A proposta de nomeação do lavadouro tem como objetivo homenagear uma pessoa que, sem hesitar, demonstrou um compromisso profundo com o bem-estar coletivo, especialmente numa cidade em que a escassez de água foi um desafio significativo para a nossa comunidade no início dos anos noventa e ainda se encontra presente na memória de muitos dos fregueses. Este gesto, simples mas nobre, é um reflexo da verdadeira essência de Ermesinde, uma cidade feita de pessoas solidárias, que se ajudam mutuamente em tempos de necessidade.
Propomos igualmente, a renomeação toponímica do atual “Túnel da Choca”, sugerindo que passe a designar-se:
Túnel Andreia e Laís
Esta homenagem simbólica é um apelo à força, coragem e resiliência que marcam a história da nossa cidade e das suas gentes.
Pretende-se assim, que o túnel passe a simbolizar o ponto de ligação entre gerações e os territórios da cidade, passando a ostentar, de forma poética e representativa, o nome “Laís” na entrada nascente e o nome “Andreia” na entrada poente.
Esta proposta carrega um simbolismo profundo: a entrada no túnel representa os momentos difíceis da vida — como tantos que a nossa cidade já enfrentou, especialmente em tempos de escassez e luta — e a sua travessia recorda-nos que há sempre um caminho, uma luz ao fundo, e sobretudo, a certeza de que há continuação e renovação nas novas gerações.
As figuras da Andreia e da Laís, em particular, representam a coragem silenciosa e a esperança persistente de quem enfrentou dificuldades com dignidade e espírito de entreajuda. São nomes que passarão, assim, a assinalar fisicamente um espaço que muitos atravessam diariamente, convidando a uma reflexão sobre o passado e a uma inspiração para o futuro.
A mudança de nome do túnel será um gesto simbólico, mas poderoso, que simbolicamente lembrará que águas “chocas” e insalubres se podem transformar em águas limpas que dão vida nova, reforçando assim a identidade coletiva de Ermesinde como uma cidade feita de pessoas solidárias, resistentes e visionárias, sempre capazes de seguir em frente, mesmo nas travessias mais escuras.
Solicitamos, portanto, que esta proposta seja considerada e submetida a votação na próxima reunião da Assembleia, com vista à sua possível integração nas iniciativas comemorativas dos 35 anos da elevação de Ermesinde a cidade, a celebrar no próximo dia 13 de julho, com uma caminhada da população pelo percurso que faziam a Andreia e a Laís.
Este evento será uma excelente oportunidade para unir a população em torno de um exemplo de solidariedade, inspirando todos a contribuir para a construção de uma cidade mais humana e justa, onde o direito fundamental à água, à habitação e ao bem-estar de todos, seja uma prioridade.
A nomeação deste lavadouro irá lembrar-nos da importância da união e da generosidade em tempos de dificuldade, além de reforçar o compromisso da nossa cidade com valores essenciais como a cidadania, o civismo e a ajuda mútua.
Assim sendo, solicitamos que esta proposta seja colocada à votação na Assembleia da Junta de Freguesia de Ermesinde no próximo dia 28 de abril, para que possamos avançar com a nomeação do lavadouro da Rua de Ermesinde, como homenagem ao Sr. Augusto Teixeira e ao espírito solidário que ele representa, e ao Túnel da Choca para simbolizar que com esperança e alguma coragem, podemos ultrapassar qualquer obstáculo tal como a Andreia e a Laís ultrapassaram.
Mui respeitosamente,
A População