Mais residentes, mais segurança na Mouraria
Para: Ex.mo Presidente da Câmara de Lisboa, Dr António Moedas
A situação de tráfico e consumo de droga nas ruas do bairro do Intendente e Mouraria, assaltos e roubos violentos, violações e assédio sexual tem motivos vários mas a experiência e vivência dos residentes é o agravar de uma desagregação social criada pela expulsão de residentes a favor de unidades hoteleiras e alojamentos de curta duração.
Esta zona de Lisboa é neste momento perigosa, com ruas inteiras dedicadas a alojamento local e pensões sobre lotadas de trabalhadores precários. Não existem vizinhos e assim se perderam as redes socais informais que contribuíam para a segurança dos moradores. Esta já foi uma zona péssima de Lisboa mas já foi, até há 8 anos, uma zona que rejuvenesceu, se tornou mais segura e onde surgiu comércio, serviços, vida.
Neste momento há ruas inteiras onde é perigoso andar, especialmente para as mulheres, onde sabemos que não vive permanentemente ninguém. São ruas inteiras sem residentes onde se vende e consome crack a céu aberto, onde nenhuma criança ou adolescente pode ir sozinho para a escola e onde as raparigas e mulheres são assediadas. Vão continuar a existir assaltos violentos, casas arrombadas e violações, particularmente porque esta zona no centro histórico é a caminho das várias atrações turísticas de Lisboa como o Castelo, Feira da Ladra, Bairro da Graça e elétrico 28.
Precisamos de moradores e segurança nestes bairros e neste sentido vimos pedir uma série de medidas urgentes e específicas:
-Transformar os dois prédios Nº 41-43 da Rua das Olarias em casa com renda protegida ou residências de estudantes. Nunca um albergue para pessoas sem abrigo numa rua que desagua nas Escadinhas das Olarias, o beco onde é realizado o tráfico de crack. Um albergue para pessoas sem abrigo tem de ser numa rua iluminada, segura e com acessos.
-Abertura de sala de consumo de crack no GAT da Calçada de Santo André. Sem sala de consumo segura as nossas ruas tornam-se na sala de consumo insegura.
-Policiamento de proximidade e criação de uma esquadra na Rua do Benformoso/Largo do Intendente
-Instalação de câmaras de vigilância nas Escadinhas das Olarias Rua do Benformoso, Escadinhas da Saúde, Praça do Martim Moniz, Travessa da Cruz dos Anjos, Largo do Intendente e Rua da Bombarda
|
Assinaram a petição
138
Pessoas
O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.
|